BOMBINHAS RECEBE COMPOSTEIRA, PROJETO QUE UNE DANÇA E SUSTENTABILIDADE

Acontece dia 13 de agosto, sábado, no Museu Comunitário Engenho do Sertão, em Bombinhas, às 13 horas, uma oficina de Compostagem, que abordará de forma educativa e prática o que é a compostagem e como ela pode ser realizada. O acontecimento é destinado à comunidade em geral, incluindo adultos e crianças.

No período da tarde, às 15 horas, acontece a oficina de Movimento. O encontro tem como público-alvo dançarinos e artistas, e população interessada no tema. A oficina aborda experimentação em dança, corpo e movimento com sobreposições de linguagens artísticas contemporâneas, jogos de corpo e movimento, composição coreográfica, entre outros. As inscrições para as oficinas são gratuitas e limitadas, com link de acesso na Bio do Instagram @nucleocorporeo.

Após as oficinas, às 17 horas, haverá a exibição do doc-performance que registra as experimentações corporais e os aprendizados sobre agroecologia vivenciados ao longo do projeto, a classificação é 16 anos. Na sequência, os artistas envolvidos no trabalho participam de um bate-papo com o público. As exibições também têm entrada gratuita e são abertas à comunidade.

As ações são realizadas por meio do projeto “Composteira” que une ações de arte, dança e sustentabilidade, iniciativa do coletivo Núcleo Corpóreo, selecionada no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, e executada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto promove a estreia presencialmente do doc-performance, exposições sobre o processo criativo do projeto, que explora a relação entre a dança e as questões ambientais, e oficinas sobre Compostagem e Movimento como contrapartida. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Além de Bombinhas, Balneário Camboriú também recebe o projeto.

 

Arte e ecologia

O projeto cultural “Composteira” começou a partir de uma residência artística e ecológica no Sítio Aimotuá, localizado em Anitápolis, na Serra Geral Catarinense, com artistas do coletivo catarinense Núcleo Corpóreo, Fernando Dalla Nora, Caroline Calcaterra e Gabriel(za) Engster. O trio esteve no local para aprender sobre agroecologia e agrofloresta e também explorar espaços de natureza para realização de estudos corporais, que foram documentados através de registros fotográficos e audiovisuais e fazem parte do doc-performance.

O objetivo da ação foi investigar o movimento da decomposição (transformação) da matéria orgânica sob uma ótica performática, bem como os movimentos (comportamento) do corpo humano como condutor das ações que amenizam os impactos ambientais causados pela humanidade. Ainda, teve o intuito de estimular o olhar dos artistas e do público para questões relevantes sobre o meio ambiente, como compostagem e reciclagem do lixo.

Mais informações e o detalhamento das ações oferecidas estão disponíveis no Instagram @nucleocorporeo.

 

Programação

Mostra de processos colaborativos de criação
13h00 Oficina de Compostagem
15h00 Oficina de Movimento
17h00 Exibição do doc-performance e bate-papo

 

 

Serviço

O quê: Projeto Composteira – Mostra de processos colaborativos de criação

Quando: Sábado, 13 de agosto

Onde: Museu Comunitário Engenho do Sertão,Rua Abacate, 452, Sertãozinho



Ficha técnica
Co-criação entre os artistas:
Fernando Dalla Nora: proponente,

Mostra de processos colaborativos de criaçã

[pesquisa, produção, performance, captação, escrita, coreografia, fotografia e paisagem sonora]
Caroline Calcaterra: colaboradora
Cpesquisa, performance, captação, fotografia e coreografia]

Gabriel(za) Engster: colaboradora
[pesquisa, performance, captação, escrita, fotografia e coreografia]