BIBLIOTECA PÚBLICA REALIZA ATIVIDADES EM CELEBRAÇÃO AO DIA DO LIVRO

A Semana Municipal do Livro e Biblioteca, realizada pela Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa de 24 a 28 de outubro, foi sucesso de público e atividades. Foram quatro manhãs e três tardes com exibições de curtas-metragens no Cine Clube, na Casa de Cultura Pina do Crivo, com a participação de mais de 700 crianças, alunos das EBMs Edith Willeck, Manoel José da Silva e Dona Dilma Mafra, e do CEMEI Débora Santana. Todos levaram para casa um pequeno mimo, um marcador de páginas, confeccionado especialmente para a ocasião pela Fundação Municipal de Cultura.

Já o Literanique – Piquenique Literário, realizado na tarde de quinta-feira, 27 de outubro, reuniu na Praça da Cultura Popular no Centro, 178 alunos das EBMs Manoel José da Silva e Dona Dilma Mafra, e do CEMEI Débora Santana, que se divertiram com as contações de histórias do projeto “Bibelô Encantado” da atriz Sandra Baron.

A professora Melise knapp, profissional que atua na EBM Manoel José da Silva, esteve com seus alunos dos 5ºs anos, tanto no Cine Clube, quanto no Literanique, e ressalta a importância de vivenciar esses acontecimentos, de colecionar essas memórias: “são momentos que contemplam e contribuem na aprendizagem de leitura que eles desenvolveram através dos filmes e das contações de histórias, na escrita espontânea do que interpretaram e na socialização e interação do viram e ouviram.”

A Semana acontece em comemoração ao Dia do Livro no Brasil, data que em 1810 o príncipe regente D. João fundou a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.