PREFEITURA PROMOVE AÇÕES DE CONTROLE AO TABAGISMO EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL SEM TABACO

No último dia 31 de maio, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, o município de Bombinhas realizou um evento educativo no CEIT Leonel de Moura Brizola, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano, totalizando aproximadamente 985 estudantes com idades entre 11 e 14 anos. Especialistas afirmam que o primeiro contato com produtos à base de nicotina ocorre na fase pré-adolescente e adolescente.

 

Enquanto os índices globais de fumantes de cigarro têm diminuído devido às restrições e proibições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas por muitos países, tem-se observado um alarmante aumento no número de usuários de cigarros eletrônicos em suas diversas formas, como VAPE, POD, “PEN-DRIVE”, MOD’S e E-PIPE.

 

O Brasil já é considerado um dos maiores consumidores de cigarros eletrônicos do mundo. Esses dispositivos atraem consumidores por sua aparência, tecnologia avançada, ausência de odores desagradáveis no ambiente e no hálito, além de alguns serem aromatizados. Entretanto, é importante ressaltar que eles contêm várias substâncias químicas prejudiciais à saúde, inclusive cancerígenas. Além disso, a presença de nicotina nesses dispositivos pode gerar dependência física e psicológica nos usuários. Aqueles que fazem uso de cigarros eletrônicos têm quatro vezes mais chances de se tornarem fumantes de cigarros convencionais. Outro exemplo preocupante é o Narguilé, cuja fumaça de uma sessão equivale à inalação de 100 cigarros.

 

O tabagismo é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de doenças, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade, osteoporose, catarata, além de ser responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão. Além disso, o consumo de produtos de tabaco que não produzem fumaça também está associado ao desenvolvimento de cânceres de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas. Estima-se que o tabagismo e seus derivados causam cerca de 165.000 mortes por ano no Brasil. Além disso, os gastos com doenças relacionadas ao tabaco chegaram a aproximadamente 125 bilhões de reais em 2020, equivalente a cerca de 190 milhões de cestas básicas.

 

A Equipe de Controle ao Tabagismo, formada no início de 2019 é constituída pelo C. Dentista Carlos, Educador Físico Neto, Enfermeira Carol, Farmacêutica Ana, Fonoaudióloga Francine, Fonoaudióloga Sharlene, Médica Teresa, Nutricionista Karina, Nutricionista Taila, Psicóloga Joyce, Yoga Juliana e ASB Luana. No ano de 2022 e 2023 têm alcançado índices de sucesso muito superiores à média nacional (25 a 40%), em Bombinhas este índice sempre ficou acima dos 80%, ou seja, de cada 100 tabagistas (que fumam a 10, 20, 30, 50 anos de sua vida) que participam do Grupo de Controle ao Tabagismo, mais de 80 conseguem cessar o hábito de fumar. No último, finalizado no bairro do Mariscal, todos que participaram dos 6 encontros, conseguiram deixar o hábito.

 

De acordo com o dentista Carlos Takayuki Yamanaka, três fatores são essenciais para abandonar o tabagismo: o desejo genuíno de parar, o apoio familiar positivo e a participação em todas as sessões do grupo.  A Equipe de Controle ao Tabagismo está sempre disponível para auxiliar nessa jornada em direção a uma vida saudável. Se você deseja cessar o hábito de fumar e precisa de suporte profissional, entre em contato com a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima e faça sua inscrição.

 

Não deixe de assistir ao vídeo informativo sobre os sérios riscos à saúde associados ao consumo de cigarros eletrônicos, disponível no seguinte link: https://youtu.be/TFCLvao_t9U

Equipe de Controle ao Tabagismo_Bombinhas E-mail: gctabagismobombinhas.sc@hotmail.com