WORKSHOW COM BATERISTA ROBERTINHO SILVA MARCA LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE RITMOS BRASILEIROS

Tum, tum, tá! Por trás do clássico batuque de bateria há história e diversidade. O livro “Ritmos brasileiros em forma de rudimentos” apresenta ao público uma detalhada pesquisa sobre a vida e o método de Robertinho Silva, um dos mais respeitados bateristas e percussionistas do Brasil. O songbook, assinado pelo músico juntamente com os itajaienses Mariozinho e André Soltau, será lançado na sexta-feira, dia 16 de junho, às 19 horas, na Casa de Cultura Dona Tila com workshow gratuito.

Voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, profissionais e entusiastas da música, o livro é composto de partituras compiladas, escritas e sistematizadas pelo baterista Mariozinho, apresentando de forma didática e inédita o método de Robertinho Silva. A obra ainda reúne textos do escritor e historiador André Soltau, os quais registram memórias do artista e os primeiros contatos de Robertinho com os ritmos brasileiros.

A experiência com a obra impressa se complementa com mais de 90 vídeos gravados pelo próprio Robertinho no estúdio da Café Maestro. Disponibilizados no site robertinhosilva.com.br, o material audiovisual busca facilitar o estudo dos exercícios de bateria e percussão.

Publicado pela Editora Traços & Capturas e com coordenação editorial de Gika Voigt, o livro foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural. O projeto recebeu patrocínio do Município de Itajaí com renúncia fiscal da APM Terminals.

Além de Bombinhas, as cidades de Itajaí, Florianópolis, Joinville e Porto Belo recebem o acontecimento.

Sobre o conferencista

Há muitos anos, o baterista sonhava em ter seu próprio método publicado. Desde muito cedo Robertinho conheceu e estudou a fundo os ritmos brasileiros e desenvolveu sua forma única de tocar. Ao longo de sua carreira, tocou e gravou com grandes nomes da MPB e jazz mundial: de Gal Costa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento, Gilberto Gil e João Donato à Wayne Shorter e Herbie Hancock.

Com 82 anos e mais de seis décadas dedicadas à música, o carioca Robertinho Silva apresenta ao mundo, em forma de exercícios de bateria (os chamados “rudimentos”), os mais variados ritmos presentes na música brasileira. Seu método abrange a linguagem rítmica de um país que possui uma das mais diversas e ricas produções musicais no mundo.

Robertinho Silva tem uma história de parceria com Itajaí. Já participou de diversas edições do Festival de Música da cidade, quando pôde criar raízes de amizade e de criação musical com o público do festival. Ele também desenvolve projetos com músicos catarinenses.

Sobre os autores

Natural de Itajaí, Mariozinho é baterista, percussionista, pesquisador e educador musical. Com ampla bagagem musical, nutre grande admiração por Robertinho Silva, do qual já foi aluno. Mariozinho foi convidado pelo próprio artista para organizar, revisar, transcrever e formatar seu método em forma de partituras.

André Soltau é historiador e escritor, sendo responsável por toda a pesquisa histórica e construção narrativa que permeia o songbook. A obra apresenta histórias de Robertinho Silva e sua relação com a música brasileira, transportando o livro para além da técnica musical: trata-se também de um importante registro de parte da história da música brasileira do século XX.

Serviço

O quê: Workshow com Robertinho Silva e lançamento do livro “Ritmos brasileiros em forma de rudimentos”, com sessão de autógrafos e sorteio de brindes da Odery Drums e da Torelli Musical.

Quando: Dia 16 de junho, sexta-feira, às 19 horas

Onde: Casa de Cultura Dona Tila,Rua Parati, 203, Centro

Ingresso para workshow: Entrada gratuita

Valor do livro: R$ 150,00

Realização: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e Camaleão Tambor Produções

Apoio: Pousada Jardim Portobello, Café Maestro Produções, Odery Drums, Torelli Musical, Ana Tereza Veloso Odontologia e Implantodontia, Lord Whisky Distillery, Pé na Areia, Vilon Desenvolvimento Criativo

Como adquirir o songbook?

Durante os eventos de lançamento, bem como no site oficial robertinhosilva.com.br, com a editora Traços e Capturas (instagram.com/tracosecapturas) e diretamente com os artistas da obra.