BOMBINHAS INICIA OPERAÇÃO CIDADANIA

Equipe de fiscalização da atividade de catadores de lixo reciclável passa a tuar nas ruas de Bombinhas.

Na noite de 08 de julho, às 20 horas, uma equipe de trabalho saiu da Prefeitura de Bombinhas para fiscalizar as ruas da cidade. O objetivo foi a busca ativa dos chamados catadores de lixo reciclável que moram nas ruas, ou seja, abordar os indivíduos que exercem a atividade da coleta de material reutilizável para averiguação de cadastramento, de que forma realizam suas atividades, onde estão vivendo e por que, se existem pessoas desconhecidas do Centro de Referência da Assistência Social – Cras, exercendo esta função e a situação dos animais de ruas que vivem junto a eles.

A equipe é formada pela Assistência Social, Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Departamento de Comunicação, Polícia Militar e a Prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, conjuntamente com o Vice Prefeito e Secretário de Saúde Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, e, a partir desta data passam a executar, aleatoriamente sem divulgação de dia e horário esta inspeção.

Nesta primeira varredura foram três abordagens, três carrinhos apreendidos, um indivíduo aceitou retornar para sua cidade de origem no estado do Maranhão, inclusive procurou a Secretaria de Assistência Social já no dia seguinte para efetuar a viagem, e, um dos abordados aceitou tratamento médico, também no dia 09 procurou a Assistência Social para providenciar sua internação. Ainda, dos animais que vivem junto a eles um cachorro fêmea foi encaminhada para castração.

Com relação aos carrinhos apreendidos, seguem a normativa do Decreto Municipal Nº1882 de 27 de dezembro de 2013 que estabelece multa, suspensão da atividade e cassação da licença.

A Prefeita Paulinha destacou que se tratam de poucas pessoas que exercem esta atividade de forma irregular e que a Equipe da Operação Cidadania passa a fiscalizar com a ajuda da Polícia Militar de forma mais abrangente. “Em sua maioria são pessoas que precisam de ajuda, pelas condições de vida tomam algumas atitudes exacerbadas, mas não são de natureza violenta. Estamos fazendo a nossa parte, realizando o acolhimento, na expectativa de retirar das ruas”, enfatiza Paulinha.