POR UMA BOMBINHAS SEM DORES DE OMBRO E COLUNA

Através do curso, os pacientes são capacitados para realizar o autocuidado, além de difundir na família as atividades.

Na tarde de 15 agosto, a equipe de Fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, realizou a formatura dos primeiros grupos participantes do curso da Escola da Coluna e Escola de Ombro, no auditório Solange Maria da Silva, na Prefeitura de Bombinhas.

O Programa foi implantado no segundo semestre deste ano, são capacitações ministradas separadamente, com o objetivo de atender a população que sofre com dores nas costas e ombro. Segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública, cerca, de 36% da população brasileira é acometida por dores na coluna. Destes, 68% buscam tratamento. Segundo a pesquisa, a dor nas costas é a primeira causa de consultas médicas.

Não existem dados estatísticos no Brasil a respeito das dores no ombro, mas sabe-se que são a segunda causa de afastamento do trabalho, só perdem para as dores da coluna.

A fisioterapeuta Ester Maria Ferreira de Araújo Porto, explica que esta estatística, também, reflete no atendimento da Clínica Municipal de Fisioterapia de Bombinhas, pois, a demanda por tratamento de dores na coluna e no ombro faz com que a fila dos atendimentos seja igualmente grande.

Os cursos são educativos e terapêuticos, onde através de aulas teóricas e práticas, em grupo, os “alunos” adquirem conhecimento para realizarem o tratamento de forma ativa. E, principalmente, se apoderam de habilidades para realizar o autocuidado. São ministrados pelos fisioterapeutas Paulo César Ignácio Varera, Rodrigo de Souza Gomes e Ester Maria Ferreira de Araújo Porto, tem duração de dez sessões de uma hora cada. Para estar apto a fazer o curso é preciso que o paciente tenha um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. A ação é do Nasf, que contempla em suas atividades o trabalho educativo e de tratamento.

Nos grupos já concluídos, pode-se observar a significativa melhora dos pacientes, mensurada através de ferramenta de avaliação especifica (escala analógica da dor). Até o presente momento formaram-se quatro turmas de coluna e duas de ombro.

Entre os pacientes contemplados pelo curso, o entendimento da melhoria e da qualidade adquiridos em suas vidas a partir do curso, é unânime. “Só tenho a agradecer a todos, foi muito bom estar junto com vocês e aprender os exercícios. Também levei para as pessoas de casa os conhecimentos que obtive aqui. Muito obrigada a todos pela dedicação”, salienta Sinai Martins, moradora do bairro Sertãozinho, e aluna da Escola do Ombro.

Atualmente estão em andamento três turmas de coluna e uma de ombro. Com base na exitosa implantação dos grupos e significativos resultados na qualidade de vida dos usuários, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf continuará a realizar esta modalidade de assistência à população bombinense.