PREFEITURA DIVULGA PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA DA TEMPORADA 2024

Bombinhas recebeu quase 2 milhões de visitantes entre novembro e abril.

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, divulgou os dados da Pesquisa de Demanda Turística da temporada 2024. A pesquisa foi realizada pela empresa Eficaz Pesquisa e Tecnologia, através do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – CITMAR nos dez municípios da região turística.

O objetivo foi identificar o perfil do turista que visita a região e avaliar o grau de satisfação durante sua estada. De janeiro a março deste ano, foram realizadas 189 entrevistas em Bombinhas com erro amostral de mais ou menos 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Do total, 78,8% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Cerca de 17,5% eram estrangeiros vindos da Argentina, 1,6% do Paraguai, 1,6% do Chile e 0,5% da Espanha. Além disso, outro número que chama atenção é que 13,2% dos entrevistados utilizaram o avião como meio de deslocamento até a cidade, sendo que a média dos três últimos anos foi de 3,2%.

Apesar de a maioria dos brasileiros serem dos estados próximos, confirmando a tendência do turismo regional, os dados também demonstram a ampliação e diversificação dos mercados emissores para Bombinhas, associadas à ampliação da malha aérea, principalmente com voos internacionais diretos para Florianópolis, além da projeção internacional de Bombinhas, decorrentes das premiações do ‘Green Destinations’ e do trabalho de divulgação em feiras e eventos.

Na pesquisa, também foi observada a predominância de família com filhos (57,1%) e de pessoas com no mínimo nível superior completo (50,2%). Os dados mostraram ainda que o tempo de permanência na cidade manteve-se igual ao ano anterior, sendo 7 dias.

Verificou-se que 21,7% dos visitantes possuem renda familiar média de 4,1 a 6 salários mínimos, e o gasto médio diário por grupo foi de R$ 2.199,08, sendo 32% com hospedagem, 12% com alimentos e bebidas e 12% lazer e entretenimento. O restante do gasto médio é composto por transporte, compras e outros.

Além disso, 75,7% hospedaram-se em imóveis de aluguel, sendo 51% locados por meio de imobiliárias e 27,3% pelo AirBnB. O resultado da pesquisa revelou também que 76% dos entrevistados já visitaram Bombinhas outras vezes. Sobre a TPA, apenas 15,9% dos entrevistados discordam da cobrança da taxa e 16,9% do valor cobrado.

De acordo com dados obtidos por meio dos registros da TPA, Bombinhas recebeu 1,9 milhão de visitantes, no período de 15/11/2023 a 15/04/2024. A nota média de avaliação geral da estada foi de 4,28, em uma escala de 1 a 5. Os resultados completos estão à disposição para download no link https://bit.ly/pesquisademanda2024.