BOMBINHAS RECEBE VISITA TÉCNICA DA COORDENAÇÃO NACIONAL E REGIONAL DO PLANIFICASUS
Para apresentar o trabalho desenvolvido pelo PlanificaSUS no município de Bombinhas, os profissionais de saúde do município receberam a visita técnica da Regional de Saúde da Foz do Rio Itajaí-Açú, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. A proposta do projeto é proporcionar ao município o desenvolvimento pleno da Atenção Primária por meio de mudanças efetivas nos processos de trabalho, com ênfase na resolubilidade das práticas em saúde.
O encontro ocorreu nos dias 25 e 26 de julho, onde foram apresentadas amostras exitosas dos municípios que se fizeram presente no encontro, e o trabalho que vem sendo realizado na Unidade de Saúde do Canto Grande, onde foram desenvolvidas as seguintes etapas: A integração da Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada em Rede; Território e Gestão de Base Populacional; O Acesso à Rede de Atenção à Saúde; e Gestão do Cuidado.
Em 2021, iniciou-se a etapa denominada Integração e Comunicação na Rede de Atenção à Saúde. Nesse ano, o município de Bombinhas passou a ter duas Unidades Laboratoriais UBS Canto Grande e UBS Centro, e uma Unidade de Expansão (UBS Mariscal). Agora em junho de 2022 as demais Unidade de Saúde do Município (Unidade de Saúde de Bombas, Unidade de Saúde de Zimbros e Unidade de Saúde do José Amândio), se tornaram unidades de expansão do ciclo 2.
O que é o PlanificaSUS.
A metodologia do PlanificaSUS se baseia na utilização de práticas próprias do “fazer saúde” que proporcionam uma postura reflexiva dos profissionais envolvidos e propõe o desenvolvimento de ações que emergem de um processo colaborativo e melhoria contínua dos serviços de saúde que são ofertados à população.
A Planificação objetiva qualificar a Rede de Atenção à Saúde e promover o cuidado integral entre os níveis de atenção primário, secundário e terciário. O PlanificaSUS é desenvolvido pela Sociedade Brasileira Beneficente Israelita Albert Einstein e vinculado ao Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Em Santa Catarina, esse processo é executado pela Secretaria de Estado da Saúde por meio de um Grupo Condutor Estadual e Regional. Está em andamento nas regiões de Foz do Rio Itajaí e Serra Catarinense desde julho/2019.