DIA “D” DA SEMANA INCLUSIVA FOI SUCESSO DE PÚBLICO E AÇÕES

A semana totalizou quase 2000 visitas e proporcionou diversas atividades alusivas às necessidades especiais.

No último sábado, dia 27 de setembro, aconteceu na EBM Manoel José da Silva, o dia “D” da Semana de Ação Mundial do Direito à Educação inclusiva, que se trata, de um dia de ação global para marcar o encerramento da semana. O evento contou com a organização de todas as secretarias municipais, e vários parceiros, entre eles o Sesc Tijucas, a Equaliza Som e a Banda Noe Jack.

Durante todo o dia aconteceram diversas atividades de prestação de serviços como orientações da Secretaria da Assistência Social com relação a Benefício de Prestação Continuada – BPC, Bolsa Família, Cadastro único – CadÚnico e Coordenadoria da Mulher, orientações do Procon, da Junta Militar que, além das informações, produziu na hora 15 carteiras de identidade, a Secretaria de Saúde que realizou dezenas de teste rápido de diabetes e o serviço Social do Comércio – Sesc Tijucas, que levou diversos brinquedos recreativos que fizeram a alegria da criançada durante todo o dia.

Encerrou as atividades matinais a banda Noe Jack que fez os participantes dançar com o belo acústico realizado. No período da tarde a programação iniciou com uma solenidade oficial, onde, a prefeita Ana Paula da Silva, Paulinha, falou que a pessoa portadora de alguma deficiência tem o desejo de ter seus direitos assistidos pelo estado e pela sociedade, exatamente igual a todo cidadão brasileiro. “Quem estabelece as limitações individuais de cada um de nós, somos nós mesmos. Somos todos iguais, e deficiente é aquele que não consegue enxergar isto com clareza”, enfatizou Paulinha.

Logo em seguida a Associação de Apoio às Famílias de deficientes Físicos – Afadefi de Balneário Camboriú, realizou um jogo espetáculo com duas equipes de basquete sobre cadeiras de rodas. A associação é um referencial no esporte paraolímpico no Sul do Brasil, e conta com sete atletas na seleção brasileira que disputará a próxima paraolimpíada em 2016. No basquete são três jogadores na seleção brasileira, dois deles estavam na quadra neste sábado em Bombinhas, o Paulinho e o Leandro. Após o jogo profissional, os atletas fizeram uma intervenção com os presentes, onde dois profissionais jogaram contra uma equipe de seis principiantes locais. Apesar das dificuldades e da bola ser o maior adversário, a “seleção bombinense” não fez feio e marcou três cestas. “A nossa equipe de basquete é a única do sul do Brasil a competir no campeonato brasileiro de basquete de cadeiras de rodas. Ano passado conquistamos a quinta colocação, este ano vamos brigar para ficar entre os três primeiros colocados”, conta Seu Vacari, presidente e idealizador da Afadefi.

Encerrou o dia as apresentações das oficinas da Fundação de Cultura, com Coral de Libras de Bombinhas, sob a regência da professora Sabrina Rodrigues, que interpretou duas canções com participação especial da deficiente auditiva Fernanda Oliveira. E sob a responsabilidade do professor Deividi Marques os alunos das oficinas de vilão e guitarra apresentaram seis canções e, ainda, a cantora Kimberly Godoy, interpretou três canções solo acompanhada pelo professor no violão.

Durante todo o dia passaram pelo evento, cerca, de 600 pessoas e durante a semana contou com a participação de mais de 1200 alunos das unidades escolares municipais, privada e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, que, também, realizaram uma apresentação de Boi de Mamão na quarta-feira. Os alunos que estiveram na Semana Inclusiva pintaram os desenhos que enfeitavam a quadra durante o Dia “D”, desenhos estes realizados com o pincel na boca, para simular a deficiência física.

Diante desse histórico de participação efetiva, a organização encerrou o evento com o sentimento de missão cumprida, já que a primeira participação bombinense na Ação Mundial atingiu o seu dever social de despertar e sensibilizar para o respeito das individualidades de cada ser, e já se prepara para o ano de 2015.