MAIS UMA ESCOLA INICIA TREINAMENTO COM BUFFET
Mais uma escola inicia treinamento com buffet
A Escola Básica Municipal Edith Willecke é a segunda escola a receber a implantação do sistema “self-service”, ou seja, balcões térmicos onde a criança serve a quantia que deseja comer. Na semana passada os alunos do ensino fundamental do Canto Grande puderam usar pela primeira vez o sistema com a presença da Prefeita Paulinha, Ana Paula da Silva, que fez questão de assistir e acompanhar o primeiro dia de uso do balcão.A implantação acontece de forma gradativa, cada escola de uma vez, para que o processo seja acompanhado e supervisionado pela Nutricionista karina Lopes Rachelli, responsável pelo cardápio e alimentação escolar.
Com o sistema dos buffets, o projeto prevê além da autonomia, ações de educação nutricional que avaliará o desperdício (sobra nos pratos) dos alimentos consumidos pelos alunos. A intenção é chegar ao desperdício zero.
A nutricionista Karina explica que para cada escola foi criada uma metodologia diferente, para avaliação de quais ações educativas têm maior eficácia quanto ao desperdício. “Um exemplo dessa ação é a hora de pesar as sobras de alimentos deixadas no prato pelos alunos antes e após a utilização do buffet”, enfatiza karina.
A gestão da EBM Edith Willecke confirma o sucesso do projeto, a diretora e diretora-adjunta, Silvana Maria Matias Leoni e Gilmara Níria da Silva, explicam que os alunos ficaram empolgados e aguardavam com ansiedade o início do projeto. A pequena Bruna Gonçalves, aluna do 1º ano II, está satisfeita com tamanha autonomia. “Adorei ter me servido sozinha”.