6ª EDIÇÃO DO PIRÃO CULTURAL

Receita de sucesso e respeito as tradições culturais, parceria entre a FMC e os restaurantes bombinenses chega a sua 6ª edição.

Na última quinta-feira, dia 25, aconteceu o Pirão Cultural de setembro, na Pastelaria e Choperia Mar de Fora, no bairro do Canto Grande. Cerca de 50 participantes puderam ouvir o professor João Lupi, pesquisador do Centro do Núcleo de Estudos Portugueses do Centro de Filosofia e Ciência, e o historiador Joi Cletison, coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, ambos da UFSC, palestrar sobre Manifestações Culturais: Pau de Fitas, Mastro de São Sebastião e Ratoeira.

Além de ampliar os conhecimentos acerca dos saberes e fazeres da identidade cultural bombinense, o encontro proporcionou a demonstração de uma Roda de Ratoeira e uma linda apresentação artística realizada pelos professores Vanessa Pcheidt, de violino, e Deividi Marques, no violão. Em seguida a equipe de alquimistas do André Cruz, liderada pela Dona Rita, brindaram a todos com um delicioso pirão com peixe frito.

A Fundação de Cultura é promotora do evento itinerante que acontece na última quinta-feira de cada mês, criado para desenvolver o debate sobre a herança das raízes açorianas, em virtude de Bombinhas sediar a 22ª Festa da Cultura Açoriana – Açor, no ano de 2015.

O próximo encontro acontece no dia 30 de outubro, com o tema Pão Por Deus, já que, outubro é o mês em que se comemora esta manifestação cultural, ainda, sem local agendado.