EXPEDIÇÃO XOKLENG 150 KM ENTRE O MAR E A TERRA
No próximo final de semana Bombinhas é o cenário de largada e chegada de uma das corridas de aventura mais famosas do Brasil.
Nos dias 11 e 12 de outubro Bombinhas será o cenário da largada e chegada de uma das corridas de aventura mais famosas e, considerada, a maior aventura do sul do Brasil. A Expedição Xokleng 2014, que tem seu lema “cercada de mistérios, lendas e desafios” levará seus participantes, para uma aventura pela região da região Costa Verde & Mar. Além da paradisíaca península de Bombinhas, a corrida perpassa os municípios de Porto Belo, Itapema e Camboriú, e faz parte do RBCA – Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.
São duas categorias. A expedicionária, distância de 150 KM em 24 horas, cruza enseadas, praias desertas, matas, trilhas e estradas rurais.
Já a categoria aventura contempla 42 KM, com práticas trekking, canoagem, mountain bike, vertical, orientação e ainda opção de praticar stand up paddle, e tem previsão de duração entre quatro e seis horas.
A largada da categoria Expedicionária será no sábado dia 11, às 14 horas, na praia de Bombinhas, já a categoria Aventura larga no domingo dia 12, às 8 horas.
A Expedição Xokleng 2014 tem o apoio do CITMAR – Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Prefeitura de Bombinhas, Bombinhas Praia Apart Hotel, Estalagem Pousada Don Pablo, Prefeituras de Porto Belo, Itapema e Camboriú, Minas Outdoor Sporst e Santa Trilha Troller.
O que é Expedição Xokleng
O evento nasceu em 2006 junto às encostas da Serra Geral em Santa Catarina, e faz parte do projeto “Um Olhar Sobre as Serras Catarinenses”, do Instituto Alouatta. O nome é em alusão aos índios Xoklengs que viveram durante séculos entre o norte do Rio Grande do Sul, passando por todo o território de Santa Catarina, entre os campos de cima da serra e regiões litorâneas, até o sul do Paraná.
Recentes descobertas arqueológicas em território catarinense revelaram que os Xoklengs são uma das últimas grandes nações da antiguidade das Américas.
Por isto mesmo a organização envolve a corrida de aventura num clima de mistérios, rituais que perpassa o imaginário com pitadas de magia, envolvendo bruxas, feiticeiros e afins.