FMC E CEMESPI DE ITAJAÍ INICIAM PARCERIA
Fundação de Cultura estreita laços com o Cemespi
Na última terça-feira, dia 28 de outubro, a presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, a professora do Coral de Libras de Bombinhas, Sabrina da Cruz Rodrigues e a integrante do coral Fernanda Oliveira, estiveram no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí – Cemespi, para conhecer o atendimento para surdos prestados pela instituição.
O coral possui duas integrantes surdas e a Fernanda é uma delas, e por ser mais velha e fluente em libras, tornou-se uma auxiliar da coordenadora, principalmente, durante as aulas. O objetivo desta visita foi estreitar laços e realizar um primeiro estudo sobre o Hino de Bombinhas, que está em tradução para libras com a colaboração do Cemespi.. A diretora geral da entidade, Giseli Müller Cardoso e a diretora adjunta Cleusa Cassaniga, colocaram a instituição á disposição da Fundação, firmando uma parceria verbal de cooperação com a presidente da FMC, Nívea Maria.
Além das diretoras e da equipe da Fundação de Cultura, participaram do encontro a Professora Bilíngue Elisa Maria Maganhoto, a Interprete de Língua de Sinais Layse Sophia Pilonetto, os Instrutores de Língua de Sinais Tatiane Maria Lui Zancanaro, Gustavo B Horst e Cristiane B H Victorino.
A coordenadora e professora do Coral de Libras de Bombinhas acredita que esta parceria enriquecerá e fortalecerá o trabalho realizado pelo grupo. “Nós temos muita vontade de fazer cada vez melhor, para isto é preciso buscar um conhecimento ainda maior. No caso do nosso hino a tradução é oficial, uma vez feita ninguém pode alterar, por isto, tem que ser perfeita. O Cemespi nos ajudará a concretizar este objetivo”, enfatiza Sabrina.