COLEGIADO DA AMFRI ENCERRA ATIVIDADES DE 2014 FOCADO NO ROTEIRO CULTURAL

Colegiado da Amfri encerra atividades de 2014 focado no Roteiro Cultural

Na quarta-feira, dia 19, o Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Amfri – CDMC, realizou o encerramento de suas atividades deste ano. A pauta principal da reunião foi o Roteiro Turístico Cultural, construído em parceria com o Colegiado de Turismo em fase de finalização. O intuito é apresentá-lo, oficialmente, no início de 2015.

A presidente do colegiado e presidente da Fundação Cultural de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bucker, falou sobre o prazer de ver um trabalho tão importante para a região em sua fase de conclusão. “O roteiro foi desenvolvido durante todo o ano de 2014 pelas Secretarias e Fundações de Cultura e Turismo dos municípios da Amfri. Nossos municípios são muitos parecidos, mas cada um tem sua especificidade que pode ser visto em particular na cultura, e este quesito foi respeitado na elaboração do roteiro”.

Durante o encontro foram debatidas ideias de materiais, principalmente divulgação, que serão desenvolvidos para o roteiro cultural, que serão repassadas ao comitê temático do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar. E como meta do colegiado para 2015, os dirigentes culturais sugeriram realizar capacitações, tanto para os gestores municipais como para a equipe e produtores culturais. Entre os principais temas a serem abordados estão o Sistema Municipal de Cultura e a busca de esclarecimentos sobre os Fundos Municipais de Cultura, onde Tribunal de Contas, Ministério da Cultura, governo estadual e municípios serão convidados a participarem.

Encerrando a reunião, foi repassado o convite do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura que acontecerá no próximo dia 2, em Brasília. O evento promovido pela Associação Brasileira de Municípios – ABM, e o Ministério da Cultura possui o objetivo de compartilhar as ferramentas e experiências de sucesso na implantação dos Sistemas Municipais de Cultura. A presidente do colegiado e presidente da FMC de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, representa a região no evento.