1ª REUNIÃO DO COLEGIADO DE CULTURA DA AMFRI

Na última quarta-feira, 22 de fevereiro, o Colegiado de Cultura da Amfri realizou sua primeira reunião anual, ainda sob a presidência de Regina Célia Correia, superintendente de Cultura de Navegantes. A reunião iniciou com a participação especial do conselheiro estadual de cultura Acyr Osmar Oliveira que levou ao colegiado o convite para o I Fórum de Conselhos de Cultura de Santa Catarina, que acontece em 11 e 12 abril no Sesc Cacupé, Florianópolis. Em seguida foi realizada a apresentação do Fundo para a Infância e Adolescência – Fia, por Raquel Rodrigues, assessora de turismo e cultura da Fecam, que demonstrou de que forma pode ser utilizado pelas instituições culturais.

Logo após, iniciou o momento dos municípios e a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, levou a escritora Márcia Cristina Ferreira para fazer a entrega oficial do livro “A eira, a roda e o tempo: um retrato de Bombinhas a partir do olhar de seus moradores”, às 10 instituições, que somadas à bombinente, formam o Colegiado da Amfri, bem como as Bibliotecas Públicas de cada cidade. Também foi entregue um exemplar do livro “Histórias de Pescadores: ‘causos’ das crianças de antigamente”, das autoras Marília Dias e Jamila Delavy a cada município. Ambos livros são projetos contemplados e executados com recursos do edital do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas 2015. A presidente da FMC, ainda, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a Folia de Momo bombinense e para o 17º Festival de Embarcação a Remo que acontece no domingo 12 de março, em comemoração ao 25º aniversário de Bombinhas. “Nosso Colegiado tem se fortalecido e se tornado referência entre os colegiados de Cultura do Estado. Nosso desafio é continuar trabalhando pra isso, é integrar todos os municípios membros para o fortalecimento da gestão cultural”, destaca Nívea Maria da Silva Bücker.

Durante o encontro começaram as conversas entre os representantes de cada município dos prováveis nomes para a formação da nova diretoria do Colegiado que deve ser eleita na reunião de março