4º FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA

Na primeira quinta-feira de julho, dia 6, a Fundação Municipal de Cultura – FMC realiza o 4º Fórum Municipal de Cultura de Bombinhas, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, na Sala “Praia do Ribeiro” da Pousada Vila do Farol, com o objetivo de: debater a cultura no âmbito municipal, apresentar as ações da FMC, envolver a comunidade artística na discussão cultural e eleger os representantes da sociedade civil que comporão, junto aos indicados pelo poder público, o Conselho Municipal de Políticas Culturais – ComCultura. Para que isso aconteça, faz-se necessário que cada segmento artístico e cultural (música, artes cênicas, literatura, artes visuais, audiovisual e cultura digital, artesanato, cultura popular e tradicional e patrimônio) se articule para levar o maior número de representantes possível da categoria, bem como, destacar dentre estes o seu representante no Conselho, no processo eleitoral que finaliza o Fórum.

A programação foi elaborada de forma a dar o entendimento da importância do Conselho e do debate cultural, para tanto, traz a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Roselaine Vinhas, para a mesa redonda “A participação da sociedade na gestão cultural”, juntamente a Conselheira Nacional de Cultura Bia Mattar. Ainda, uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – Sniic, com Vanderlei Lazzarotti, a palestra “Patrimônio Cultural de Santa Catarina” com a arquiteta Vanessa Maria Pereira, diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, e, por fim, a eleição dos representantes da sociedade civil para o ComCultura.

A presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker acredita que estas duas semanas e meia são cruciais para a disseminação do acontecimento e principalmente da organização dos segmentos artísticos e culturais. “Apesar de o Conselho Municipal de Políticas Culturais existir há bastante tempo, os conselheiros eram indicados, e não eleitos democraticamente. Além disso, os agentes culturais, das diversas manifestações artísticas, estão hoje muito mais em evidência, possibilitando a organização setorial. Assim, acreditamos na mobilização desses setores para conseguirmos realizar o processo eleitoral com representantes democraticamente escolhidos”, destaca Nívea.

Uma das citações do professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, atual presidente da FCC, representa o tema e o movimento em torno do 4º Fórum: “É no município que tudo acontece, que a cultura acontece”, e é exatamente esse o mantra que a Fundação de Cultura quer disseminar em Bombinhas e ver empoderado pelos segmentos artísticos e culturais.

O edital de chamamento do Fórum na íntegra encontra-se no site institucional (www.bombinhas.sc.gov.br), na aba Transparência, no ícone editais e as inscrições devem ser efetuadas no blog da FMC (www.culturabominhas.com.br), por meio do link: https://goo.gl/forms/uqJfr8loES8PNYdD3