COBRANÇA DA TPA INICIA DIA 15 DE NOVEMBRO

No próximo dia 15 de novembro, terça-feira, a partir da zero hora, a Taxa de Preservação Ambiental volta a ser cobrada em Bombinhas. Segundo a Lei, os valores da TPA são estabelecidos em UFRM, que convertidos em reais variam de acordo com o tipo de veículo. Quando convertidos em reais, e havendo resultados em centavos, os valores serão arredondados. Os valores a UFRM devem ter reajuste em 1º de janeiro de 2017.

Veículo

UFRM

Valor em reais

Motocicleta, motoneta e bicicleta a motor

R$ 3,00

Veículos de pequeno porte (passeio/automóvel)

R$ 24,00

Veículos utilitários (caminhonete e furgão)

R$ 36,00

Veículos de excursão (van) e micro-ônibus

R$ 48,00

Caminhões

R$ 72,00

Ônibus

R$ 120,00

Nos dois primeiros anos da cobrança, a grande maioria de turistas entrevistados pela Pesquisa de Demanda Turística concordava com a implantação da taxa e com o destino dos recursos arrecadados. A cobrança vai até 15 de abril de 2017 e visa equacionar os prejuízos de ordem ambiental pelo volume excessivos de pessoas e veículos no pequeno espaço territorial do município na alta temporada.

Este ano, algumas mudanças exigidas pela Prefeitura foram feitas para aperfeiçoar o sistema, que será mais moderno, rápido, estável e transparente. O objetivo é otimizar o tempo de atendimento. Os fiscais e atendentes estão recebendo capacitação para o novo sistema e em língua espanhola. O cadastramento de isenção foi iniciado em 10 de outubro para os veículos que realizam abastecimento no comércio e prestadores de serviços, veículos transportando artistas e aparelhagem para espetáculos, feiras, convenções, veículos de empresas concessionárias de serviços públicos, veículos de trabalhadores no município e de proprietários de imóveis.

Os veículos com placa estrangeira serão os únicos abordados fisicamente pelos agentes dispostos nos dois acessos a Bombinhas e deverão realizar o pagamento antecipadamente. Para os outros casos, o visitante deve se dirigir a um ponto comercial cadastrado, a um ponto oficial de recolhimento da TPA, nos 2 totens de autoatendimento ou ainda pagar antecipadamente, através do site da Prefeitura Municipal que também recebeu melhorias.

A taxa vale por 24 horas. A cobrança é por entrada no município. Sendo que as 24 horas de validade são contadas da última entrada tarifada. Se desejar o visitante poderá recolher a taxa imediatamente, em qualquer dos pontos de atendimento. Ao deixar a cidade sem o pagamento, o prazo máximo sem incidência de juros e multa é 30 dias contados da entrada no município.

Mais informações no link: http://www.bombinhas.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/53478

Local de cadastro:

• Escritório Central da TPA

Av. Falcão, nº 1501 – Bombas (ao lado da Academia Praia Gym)

Fone: 47 3363.9674

De segunda a sábado, das 8h às 18h

Os pontos oficiais de pagamento:

• Escritório Central da TPA

• Posto de Atendimento Zimbros

Av. Vereador João da Luz, 17, Zimbros (segundo acesso)

Secretaria do Turismo: Av. Leopoldo Zarling, 136, Bombas

• Shopping Tropical

Av. Vereador Manoel José dos Santos,

esquina com a Rua Merluza, Centro

• Posto de Atendimento ao Turista

Topo do morro – 24 horas.