SEGURADOS DO INSS DEVEM RENOVAR SUA SENHA ATÉ O FINAL DE 2014

O segurado que ainda não realizou a renovação da senha tem até o dia 31 de dezembro deste ano para efetuá-lo. Segundo o INSS, o procedimento é obrigatório, e visa maior segurança para o beneficiário.

O procedimento é realizado diretamente no banco onde o segurado recebe o benefício, não havendo necessidade de comparecer na agência da Previdência Social. Para a renovação da senha é necessário apenas apresentar documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação).

Os beneficiários que por motivo de saúde não puderem ir até sua agência bancária, podem realizar a renovação indicando um procurador devidamente cadastrado no INSS. Quem não fizer o procedimento pode ter o pagamento do benefício interrompido. A renovação de senha é uma medida obrigatória a todos os beneficiários do INSS que recebem o pagamento por meio de contas corrente, poupança ou cartão magnético.

O Ministério da Previdência Social disponibilizou em sua página, alguns esclarecimentos sobre a renovação da senha do INSS. Confira abaixo e tire suas dúvidas:

1. O que significa a renovação da senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?
É um procedimento obrigatório e tem por objetivo das mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de beneficiários e fraudes.

2. Como funciona a renovação da senha?
O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

3. Quais documentos são necessários para a realização da renovação da senha?
Documento de identificação com foto e de fé pública (ex.: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros).

4. A renovação de senha também pode ser feita por procuração?
Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado no INSS.

5. Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha será feita?Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

6. O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?
Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível na página da Previdência Social na internet (link da página), ou registrada em Cartório (se o beneficiário não for alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

7. A renovação de senha pode ser feita por biometria?
O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.

8. As datas previstas para a renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são avisados? Como isso funciona?
O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a renovação de senha terminará em 31 de dezembro de 2014. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.

9. O que acontece caso o procedimento não seja feito?
O pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a renovação da senha no banco.

10. Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente?
A renovação de senha deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir a uma agência bancária e solicitar a renovação da senha.

 

Mais informações: Site Previdência Social (clique aqui)