DESCOBRINDO BOMBINHAS FINALIZA ANO COM PARCERIA DAS ESCOLAS
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, por meio do Programa Descobrindo Bombinhas, realiza diversas parcerias com a Secretaria Municipal de Educação. Este ano, mais de 100 alunos dos 4º anos da EBM Pequeno Príncipe e da EBM Manoel Eduardo Mafra participaram do projeto. O objetivo é preparar e orientar os alunos sobre os atrativos turísticos de Bombinhas, para que eles saibam prestar informações corretas aos turistas e visitantes.
A parceria com o Descobrindo Bombinhas teve início em 2017 com a capacitação de professores da rede municipal. Com isso, surgiu a ideia de trabalhar com os alunos dentro da sala de aula. Na primeira parte, os professores realizam explicações sobre Bombinhas em sala de aula, e depois os alunos são conduzidos pela equipe da Setur pelo city tour nos principais pontos turísticos da cidade, como o Espaço Cultural Engenho do Miminho, a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição e a Praça do Pescador. O transporte é da própria Secretaria de Educação.
O Descobrindo Bombinhas proporciona às crianças uma imersão na história e cultura da cidade de forma lúdica e interativa. É uma oportunidade de saírem da sala de aula e conhecerem a cidade. Os alunos entendem, por exemplo, que antes do turismo, a pesca e a agricultura eram o modo de subsistência da comunidade tradicional, e percebem como ele ganhou importância e se transformou na principal atividade econômica da cidade.
A professora Priscila Bukovitz, da EBM Manoel Eduardo Mafra, conta que o projeto está dentro do planejamento de Arte, em que os alunos estudam a importância de preservar a cultura local. “O Descobrindo Bombinhas engloba todos esses aspectos, incluindo a conscientização da preservação da cultura e da natureza. É muito importante essa vivência, pois muitos alunos que vêm para nosso município desconhecem a cultura e beleza de Bombinhas”, explica.