BOMBINHAS REGISTRA AUMENTO DE 11% NO FLUXO DE TURISTAS
A Prefeitura de Bombinhas e demais órgãos responsáveis pela prestação de serviços relacionados direta e indiretamente ao turismo durante a temporada de verão apresentaram seus relatórios de atividades à comunidade e ao trade na noite da última quinta-feira, dia 17. De acordo com os dados computados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a estimativa é de que o fluxo de turistas aumentou em cerca de 11% com relação à temporada anterior, totalizando, aproximadamente, 1,5 milhão de visitantes no período que compreende de 1º de Dezembro a 1º de Abril.
A Secretaria de Turismo apresentou o resultado da Pesquisa de Demanda Turística, realizada de 21 de Dezembro de 2017 a 28 de Fevereiro de 2018. Os questionários foram aplicados por técnicos em turismo em praias, atrativos turísticos, eventos e shoppings. Foram realizadas 460 entrevistas válidas, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança.
A pesquisa revelou que 67,83% dos visitantes são brasileiros, sendo que os Estados que mais emitem turistas para a cidade são Rio Grande Sul e Paraná, com aproximadamente 30% cada, seguidos de Santa Catarina com 26,28%. Curitiba e Porto Alegre são as duas cidades com maior número de visitantes nacionais em Bombinhas. Os dados colhidos também apontam uma redução de aproximadamente 8% no número de turistas estrangeiros, com relação ao mesmo período do ano passado.
Outro dado revelado foi o aumento no tempo de permanência na cidade. Turistas que ficam em Bombinhas de 11 a 15 dias representaram, nesta temporada, um percentual de 22%, sendo que na anterior este número era de 15%. Cerca de 30% dos entrevistados visitavam a cidade pela primeira vez e 99% informaram que têm a intenção de retornar à Bombinhas.
O resultado completo da pesquisa está à disposição no site turismo.bombinhas.sc.gov.br, no link Downloads, bem como o de anos anteriores. A Setur também disponibilizou o material completo apresentado na reunião desta quinta-feira. A mesa de trabalho contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Celesc, Engemar, Águas de Bombinhas, Concessionária TD, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Bombinhas.
Outros resultados
As instituições de segurança apresentaram números referentes a atendimento de ocorrências e demais serviços relativos à temporada de verão. Foi enfatizado que o número de furtos reduziu. A Celesc ressaltou a implantação da nova subestação de energia, inaugurada no mês passado e energizada desde Dezembro. A estrutura deve suprir a necessidade de abastecimento em Bombinhas pelos próximos 10 anos, além de já ter registrado a diminuição considerável de quedas de energia nas unidades. A Concessionária Águas de Bombinhas informou que novo sistema de distribuição de água deve ser concluído e entregue à comunidade até o início do mês de Julho. Alguns testes de rede, inclusive, já foram iniciados.
A Engemar, responsável pelo serviço de limpeza de praias, reforçou o empenho em mantê-las limpas o dia inteiro durante toda a temporada. Um dos números mais impactantes revelados pela empresa foi a quantidade de lixo reciclável recolhido, graças às lixeiras específicas para esses resíduos, implantadas no passado. Somente de recicláveis foram coletados e encaminhados para destinação correta mais de 415 caminhões. A máquina saneadora de areia, adquirida com recursos da TPA, coletou mais de 80m³ (equivalente a 6,6 caminhões) de pequenos resíduos (canudos, palitos, tampinhas de garrafa, entre outros) enterrados na orla. Já a Say Muller, responsável pela coleta de lixo domiciliar apontou um volume de 9.296 toneladas de resíduos comuns e 5.560m³ de recicláveis coletados.
Os relatórios da TPA apontam que houve um aumento na entrada de veículos e arrecadação, sendo que a maioria é de procedência nacional. Ao todo, foram registrados 308.258 veículos que geraram R$16.79.573,00 em tarifa. Desse total, R$10.595.405,00 ainda não foram pagos. Nos casos inadimplentes a Prefeitura de Bombinhas procede com a notificação por via postal e prazo de 30 dias para pagamento. Também foram apresentados os investimentos já executados e o planejamento das próximas ações, incluindo a implantação de banheiros com duchas e a recuperação de rios.