SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE
Desde o início do verão, período em que o número de casos de dengue aumenta consideravelmente em todo o país, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica vem realizando um trabalho preventivo para combater a doença.
E os números comprovam este trabalho: até o momento foram registrados 7 casos de suspeita, sendo apenas 1 caso confirmado, classificado como importado, ou seja, transmitido em outro estado, com o exame de constatação realizado aqui.
Semanalmente, os agentes endêmicos fazem o monitorando das 158 armadilhas espalhadas pelo município, e a cada quinze dias é feito o controle dos locais que apresentam grande quantidade de recipientes, sendo estes classificados como pontos estratégicos. Em Bombinhas são 21 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, floricultura, entre outros.
Além disso, a Vigilância Epidemiológica também realiza ações de conscientização junto à comunidade, como a blitz no dia 12 de fevereiro nas principais vias da cidade, entregando material informativo sobre os cuidados contra a dengue e, na última semana, a capacitação com a equipe de enfermagem e agentes comunitárias das unidades básicas de saúde para esclarecer e auxiliar pacientes que chegam nas unidades com sintomas da doença.
Denúncias
As denúncias podem ser encaminhadas diretamente à Vigilância Epidemiológica, presencialmente, ou através do telefone 3393.9527, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Cuidados contra a Dengue
A Vigilância Epidemiológica reforça a importância dos cuidados diários para acabar com a proliferação do mosquito. Confira abaixo alguns deles:
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Coloque areia até a borda nos pratinhos dos vasos de plantas;
- Mantenha o lixo em sacos plásticos e a lixeira bem tampada;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
- Remova galhos, folhas das calhas e mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
- Cobrir a piscina com uma lona ou secar.
Em caso de suspeita de dengue procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.