CENTRO DE VIGILÂNCIA ANIMAL REALIZA MAIS DE 4 MIL CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO
Um importante trabalho de controle da população de cães e gatos que vagam pelas ruas e praias do município é realizado pelo Centro de Vigilância Animal. Com o propósito de fazer cirurgias de castração prioritariamente aos animais de rua, também proporciona o benefício aos que tem donos ou família cuidadora, independente da situação financeira da pessoa. O número de castrações realizadas pelo CVA já ultrapassa a marca de 4.000 cirurgias.
O veterinário Rubens Marcante informa que, “além de auxiliar diretamente no controle populacional de animais ela contribui para uma maior qualidade de vida para o animal pois previne doenças, fugas, brigas, etc”.
Para tal o responsável pelo animal precisar deixar o nome na lista de espera pessoalmente ou por telefone. O CVA entrará em contato para agendar o dia e o horário e passar as orientações necessárias.
Os animais são recebidos pela manhã, e o proprietário assina uma ficha de autorização cirúrgica com seus dados, e são devolvidos no período da tarde. Ou seja, geralmente as cirurgias são feitas na parte da manhã, e a parte da tarde é reservada para observação pós-cirúrgica, limpeza e desinfecção do ambiente e esterilização dos instrumentais cirúrgicos, no intuito de preparar o local para o trabalho no dia seguinte.
O prédio do CVA possui dez baias de acolhimento e além dos procedimentos cirúrgicos, realiza na medida do possível, atendimento aos animais de rua quando machucados ou doentes. O Centro também promove atividades educativas como o Programa Posse Responsável que orienta sobre os cuidados antes de se adquirir um animal e aceita inscrição de voluntários para acompanhamento no pós-operatório até que o animal esteja apto a voltar às ruas.
O agendamento cirúrgico deve ser feito pelo telefone 3393.4172, ou pessoalmente na Avenida Araçá, ao lado da Secretaria de Obras. O funcionamento do CVA é de 8h às 12h e de 13h às 17 horas.