TURISMO, ESPORTE E CULTURA EM DEBATE NA AMFRI

Na última quarta-feira, dia 6, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Captação de Recursos e Investimentos, a Fundação Municipal de Esporte e a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas participaram da reunião técnica itinerante promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), realizada na sede da AMFRI em Itajaí. O evento contou também com autoridades dos demais municípios que compõem a região.

O objetivo do encontro foi discutir e alinhar as ações necessárias ao desenvolvimento das áreas de turismo, cultura e esporte da região e apresentar os programas de transferências abertos para o cadastramento de projetos. O Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Filipe Freitas Mello, ressaltou que as três áreas devem ser pensadas em conjunto em benefício do Estado, na geração de emprego e renda e inclusão social.

Na reunião foram apresentadas as ações da SOL para as três áreas, nos âmbitos das políticas públicas e projetos estruturantes. “Com estes encontros estamos criando um novo canal de comunicação, aproximando a Secretaria Estadual dos municípios para, em conjunto, possamos buscar ações para fomentar e integrar turismo, cultura e esporte”, afirmou Filipe Mello.

Os programas de transferênciacom recursos do Funturismo, Fundesporte e Funcultural estão com as inscrições abertas no SIGEF até o dia 22 de maio. Há programas disponíveis também para que entidades privadas sem fins lucrativos e pessoas físicas possam inscrever seus projetos. A consulta dos programas e informações mais detalhadas pode ser feita clicando no nome do fundo correspondente, no link: http://sol.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&Itemid=54.

As principais reivindicações dos colegiados para a região da AMFRI
Turismo: Que o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR) tenha uma cadeira no Conselho Estadual de Turismo; Fortalecimento da SANTUR e de sua função enquanto órgão de promoção e divulgação dos municípios e do Estado de Santa Catarina; Utilização efetiva do Plano Estadual de Marketing – Plano Catarina; A manutenção das lonas dos front light dos municípios instaladas as margens da BR – 101.

Cultura: Que a SOL se alinhe ao Sistema Nacional de Cultura-SNC em todas as suas instâncias; Promova a ampla reformulação do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura – SEITEC, com participação da sociedade catarinense; Reformule o Conselho Estadual de Cultura, tornando-o paritário, com eleições democráticas e com assentos permanentes para o CONGESC; A gestão da cultura no Estado de Santa Catarina seja executada por órgão gestor específico (com a criação de Secretaria exclusiva de Cultura). O colegiado também entregou a Filipe Mello a Carta de Urussanga, que é o resultado de todos os debates que ocorreram no V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura.

Integram o CITMAR os municípios de Bombinhas, Penha, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Balneário Piçarras, Navegantes, Ilhota, Luís Alves e Camboriú.