PROMOVENDO BONS HÁBITOS DE SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS DE BOMBINHAS

As Equipes de Saúde Bucal de Bombinhas, através do Programa Saúde na Escola (PSE) objetivando a prevenção em relação às doenças bucais, desenvolveram ações educativas para as turmas das Escolas Básicas Municipais do Manoel José da Silva, Edith Willecke, Pequeno Príncipe, Manoel Eduardo Mafra e Dona Dilma Mafra. Também nos Centros de Educação Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo, Cantinho da Felicidade I e Tempo Feliz, beneficiando um total aproximado de 1.600 alunos.

As atividades educativas consistem em “semear” nas crianças os ótimos hábitos em saúde bucal, ou seja, explicar para cada criança, numa linguagem pertinente à sua idade, sobre como a cárie e a gengivite aparecem nas nossas bocas, quais as consequências da evolução dessas doenças e, sobretudo, como devemos prevenir para que não se desenvolvam. E, se já estão em atividade nas nossas bocas, como deveremos tratá-las. Com as orientações transformadas em conhecimento, essas crianças em seus lares, passarão os saudáveis hábitos para todos os entes familiares, melhorando, assim, os sorrisos de toda a sociedade bombinense.

As ações educativas, de forma lúdica, têm o objetivo principal de passar as orientações de prevenção em saúde bucal, de uma maneira divertida e saudável. Os alunos brincam e, ao mesmo tempo, absorvem o conhecimento, melhorando a sua condição de saúde bucal.

“É de uma importância essencial para a vida da criança que os ótimos hábitos de higiene bucal sejam semeados de uma forma frequente, respeitando-se as individualidades de cada um. A fim de que as nossas orientações sejam absorvidas e a colheita de sorrisos saudáveis seja plena durante e após o seu desenvolvimento”. Declara o Dentista Carlos T. Yamanaka.

Agradecimento especial à todas as Instituições de Ensino, às pessoas envolvidas no processo e à Coordenação de Saúde Bucal por prover e disponibilizar as ferramentas lúdicas utilizadas na educação em Saúde.