FMCB COMEMORA 17 ANOS DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
A Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas comemora, neste 26 de novembro, 17 anos de atuação dedicada à preservação e promoção do patrimônio cultural da cidade. Desde sua criação, a fundação se destaca por implementar projetos que envolvem a comunidade e valorizam a rica história e os talentos locais.
Ao longo dos anos, a fundação desenvolveu uma série de atividades dentro do Projeto Oficinas Culturais que oferece oficinas de arte, artesanato, dança e música para todas as idades. O Festival da Canção, a revista “Tu Visse?!”, o projeto “Vô sabe, Vô ensina”, o “Festival de Embarcações a Remo”, entre outros, são algumas das atividades colocadas em prática pela FMC. Eventos que unem moradores e visitantes em torno das raízes culturais de Bombinhas.
Um dos programas emblemáticos é o de Salvaguarda do Patrimônio Cultural, que visa documentar e preservar as histórias, saberes e costumes que caracterizam a cultura bombinense. “É fundamental garantir que as futuras gerações conheçam e respeitem nossa história. Este ano iniciamos o inventário de Patrimônio Cultural, um trabalho meticuloso e de suma importância para a resgate e valorização de nossa identidade”, afirma Luiz Felipe de Melo, presidente da fundação.
Além disso, a fundação lança todos os anos, editais de fomento aos projetos culturais e premiações que incentivam os artistas e homenageia os mestres da cultura popular. Para celebrar essa data especial, a fundação organiza, nos dias 25 e 26 de novembro, apresentações culturais e exposição de artes no Culturalize 2024, evento que encerra anualmente o projeto Oficinas Culturais. A expectativa é reunir a comunidade em um grande encontro de celebração e reflexão sobre a importância da cultura na vida da cidade.
Com 17 anos de história, a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas reafirma seu compromisso em promover e proteger a riqueza cultural do município, demonstrando que cultura é, acima de tudo, um patrimônio coletivo.