BOMBINHAS INICIA SEU INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

A cidade de Bombinhas contará em breve com um inventário de seus bens de patrimônio cultural, material e imaterial. A ação, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, será realizada por empresa especializada com ampla experiência no ramo.

O inventário visa o conhecimento e o cadastro de bens culturais e é composto por estudos e pesquisas específicas para definir quais bens possuem valor histórico, artístico, arquitetônico, estético, ético, científico e afetivo para a comunidade. Esse catálogo é parte do processo de Salvaguarda do Patrimônio Cultural de Bombinhas e busca identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material do município.

O trabalho se dividirá em duas etapas, abrangendo o levantamento bibliográfico, documental, entrevistas de registro da memória oral da comunidade e relatório final de execução. As pesquisas partem de uma lista preliminar executada pela equipe da Fundação Municipal de Cultura durante a pandemia com mais de 200 itens. Estipulou-se para a primeira fase, um prazo de conclusão de um ano, com o inventário completo de 60 bens.

Para o presidente da FMCB, Luiz Felipe de Melo, o inventário será de grande importância para o município, servirá como documento de pesquisa e como base para a construção de políticas públicas de educação patrimonial voltado para as escolas e a comunidade. “A valorização do patrimônio histórico-cultural é a também a valorização da identidade que molda as pessoas de uma comunidade e mantém a sua identidade local”, falou Luiz Felipe.