BOMBINHAS RECEBE OFICINAS GRATUITAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS NO PRÓXIMO MÊS

Projeto da Sala de Jantar Produções promove formação para artistas e produtores culturais que desejam se capacitar e pretende contribuir para a profissionalização do setor cultural da região

Reconhecida pelos seus cenários naturais paradisíacos, Bombinhas é, também, uma cidade que se destaca pela efervescência cultural e forte vocação para a economia criativa. Porém, há necessidade de maior profissionalização do setor, cujos trabalhadores carecem de ferramentas para desenvolver suas carreiras de maneira mais sólida. Para contribuir com a formação desses profissionais, a Sala de Jantar Produções promove, entre março e abril, a oficina “Viver da Arte – Como fazer um projeto cultural?”. As atividades são totalmente gratuitas e têm início no dia 8 de março (sábado), na sala multiuso da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do formulário disponível no Instagram @saladejantarproducoes.

As oficinas serão divididas em quatro eixos temáticos: Artesanato e Manualidades; Artes Cênicas e Dança; Cinema e Audiovisual; Música e Canto. O primeiro encontro, no dia 8 de março (sábado), será com uma aula master reunindo os profissionais das quatro áreas culturais, com foco em criatividade e para que os participantes desenvolvam uma ideia preliminar de projeto cultural. Em seguida, cada eixo temático terá três encontros em que serão trabalhados temas como planejamento de eventos, gestão de orçamento, logística e marketing cultural, com objetivo de estimular o surgimento de novos projetos culturais no município e região, contribuindo para o fortalecimento da cena cultural local.

As práticas serão ministradas por uma equipe formada majoritariamente por mulheres, a começar pela proponente do projeto, a produtora audiovisual, que trabalha com realização de curtas e festivais, Marina Simioli. Além dela, integram o time a atriz, bonequeira, contadora de histórias, produtora cultural e artesã Sandra Baron; a professora de canto, técnica vocal e musicalização, regente de coro e cantora Anna Lehm e a artesã e professora de rendas de bilro e crivo Alessandra Lacerda. Já a aula master que encerra as oficinas, será conduzida pelo parecerista e agente cultural da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) Vanderlei Lazzarotti.

A idealizadora do projeto, Marina Simioli, ressalta a relevância da iniciativa para o fortalecimento do cenário cultural de Bombinhas e da região. “Muitos agentes culturais têm dificuldades em compreender os processos de elaboração e captação de recursos, o que resulta, em alguns casos, na devolução de verbas por falta de projetos qualificados. Nosso propósito é ajudar na formação de uma base sólida de profissionais bem preparados”, salienta.

A oficina “Viver da Arte – Como fazer um projeto cultural?” é um projeto realizado pela Sala de Jantar Produções com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura via Edital Mestre Cantalício Rocha – Edição 2024.

Serviço:

O quê: Oficina “Viver da Arte – Como fazer um projeto cultural?”;

Quando: De 8 de março (sábado) a 12 de abril (sábado);

Onde: Sala multiuso da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – Rua Parati, 203 – Centro;

Quanto: A participação é totalmente gratuita. Inscrições via formulário disponível em @saladejantarproducoes.