DESCOBRINDO BOMBINHAS CAPACITOU 256 PESSOAS EM 2024
Programa capacita sobre a história, cultura e atrativos turísticos em Bombinhas
Nos dias 4 e 5 de dezembro, o programa Descobrindo Bombinhas – Desenvolvendo Receptivo de Qualidade concluiu sua última turma do ano, capacitando 21 participantes, entre membros da comunidade e profissionais que atuam em meios de hospedagem, aluguel de imóveis, pousadas e agências de turismo.
O programa tem como objetivo qualificar profissionais do comércio, restaurantes, meios de hospedagem e a população local sobre a história, cultura e os atrativos turísticos de Bombinhas. A capacitação é gratuita e ocorre em dois dias, combinando uma aula teórica e uma saída técnica.
Ao longo de 2024, foram realizadas diversas edições, incluindo turmas regulares nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro. Além disso, o programa promoveu ações específicas, como capacitações sobre a Pesca Artesanal da Tainha, treinamentos in company para colaboradores de um meio de hospedagem, capacitação para as candidatas à realeza do Festival do Mar e para fiscais do Programa Bandeira Azul.
Como atividade extra, também foi realizada uma visita técnica ao Horto Municipal de Bombinhas. No total, 256 pessoas foram capacitadas ao longo do ano. A iniciativa ainda contemplou uma parceria especial com os alunos do 4º ano da EEB Manuel Eduardo Mafra, envolvendo crianças no aprendizado sobre os aspectos culturais e históricos de Bombinhas.
Reconhecido por sua importância na comunidade, o Descobrindo Bombinhas recebeu em 2014 o prêmio Top Turismo, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). Em 2021, conquistou o prêmio internacional Top 100 Green Destinations, sendo destacado como um exemplo inspirador de boas práticas em turismo sustentável.
O programa é promovido pela Prefeitura Municipal de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente (Famab), Instituto Boimamão e Grupo Vila do Farol.





