II BATIZADO E TROCA DE CORDAS DE CAPOEIRA MARAUÊ BOMBINHAS

Dia 18 de janeiro 60 alunos de capoeira de Bombinhas do Coletivo Marauê, receberão cordas com novas cores.

Acontece no dia 18 de janeiro, sábado, das 8h30 às 18h30, o II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas no Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, no bairro Centro. O acontecimento anual é um encontro dos praticantes de capoeira contemporânea local com presença de 30 Mestres, Contramestres, Mestrandos, Instrutores e Professores de capoeira dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com oficinas, intervenções de Maculelê, rodas de capoeira, samba de roda, o batizado, que consiste na oficialização do nome de capoeira do aluno, e a troca de cordas conforme o nível de cada um. Gratuito e com participação do público como plateia.

O II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas é organizado pelo Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Santa Catarina, com sede em Bombinhas, com a coordenação do Professor Kalango (Luciano da Silva Leon), responsável técnico do Coletivo, atualmente com quase 80 alunos na cidade.

Kalango ressalta a diversidade do grupo bombinense formado em sua maioria por mulheres, com praticantes pessoas com deficiência, migrantes, pessoas negras, 60+ e que tem a frente um professor indígena:  “é muito importante para a cultura popular a propagação da arte da capoeira, pela sua diversidade de práticas, que promove educação, disciplina e inclusão”, enfatiza o professor.

Samurai é um aluno de inclusão, é TEA, e além de receber uma nova cor de corda é um dos quatro assistentes de produção do acontecimento, fala da capoeira como um diferencial em sua vida: “sou outra pessoa com a prática da capoeira. A evolução é nítida, além de me encontrar no jogo e na musicalidade, a minha socialização é o maior ganho”, Samurai (Raul Vitor Ferreira Abbade D’Ávila) receberá a corda verde/azul.

O supervisor e coordenador técnico do evento Mestre Esquilo da Associação Cultural de Capoeira Marauê de Rio Grande/RS, vem com uma delegação de mestres, contramestres e graduados para participar e acentua a importância do encontro: “momento sublime da capoeira onde a essência desta cultura será manifestada de diversas formas através do canto, do jogo, do teatro retratando a história, musicalidade e o saber com os mestres através de oficinas e vivências. Um momento rico de magia e encanto onde o encontro do novo com o antigo se completam”.

O II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas é uma proposta executada com recursos do edital 08 Fomento Cultural da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Prefeitura de Bombinhas e Governo Federal. E apoio cultural do Colégio Ana Luiza, Mini Mundo, Nipox, Agro Baíto, EA Eliel Araújo, Ria Mais Odontologia, Pousada Recanto do Theozinho, Girassol Supermercados, Marcinha Ferreira Produções e Comunicação, Capitão Saúde, Vital Fisio, NP Imobiliária, Mar de Axé Artigos Religiosos e Sol de Bombinhas Restaurante.

Ficha técnica

Supervisão e coordenação técnica: Mestre Esquilo

Direção e coordenação de projeto: Professor Kalango

Produção-executiva: Marcinha Ferreira

Assistentes de produção: Monitor Mumbaca e alunos Preguiça, Guerreira e Samurai

Realização: Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Santa Catarina

Coordenação técnica: Associação Cultural de Capoeira Marauê

Serviço

O quê: II Batizado e Troca de Cordas de Capoeira Marauê Bombinhas

Quando: 18 de janeiro, sábado, das 8h30 às 18h30

Onde: Ginásio de Esportes da EBM Dona Dilma Mafra, Rua Dilma Mafra, 957, Centro, Bombinhas/SC

Entrada e Classificação: Livres