MISSA DE ABERTURA DA PESCA DA TAINHA SERÁ DIA 28

A missa de abertura da Pesca Artesanal da Tainha será realizada no 28 de abril, às 10 horas, na Praia de Bombas. A celebração tradicional marca o início da pesca, reúne a comunidade pesqueira, moradores e visitantes em um ato de fé e de confirmação do amor e respeito a cultura bombinense.

O momento é para agradecer a safra do ano passado e pedir a proteção divina aos ranchos e pescadores, que propiciam a perpetuação da tradição da pesca artesanal que se inicia em 1º de maio e segue até o dia 31 de julho. A Comunidade Pesqueira de Bombas se mobiliza para realizar uma missa especial, decoração temática com elementos da cultura local e ao final da celebração uma bela mesa para degustação de iguarias da culinária tradicional, como roscas de polvilho e beijú.

A realização do evento é da Comunidade Pesqueira de Bombas e o apoio cultural é da Paróquia de Nossa Senhor da Imaculada Conceição, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Bombinhas.

Legislação

A Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de um Pau Só de Bombinhas tem a proteção do Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, outorgado em 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC, e é “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15922,/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012. Durante a época da pesca artesanal, a prática de esportes náuticos e a navegação de embarcações de lazer e industriais é normatizada pela Lei Municipal Nº 1320/2013.

Serviço:

Missa de abertura da Pesca Artesanal da Tainha