MORRO DO MACACO RECEBE 5 MIL VISITANTES NO FERIADO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Parque Natural Municipal é destaque entre os atrativos naturais mais visitados da região
Um dos principais cartões-postais de Bombinhas, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco continua atraindo visitantes de todas as partes do Brasil. Segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setur), entre os dias 15 e 17 de novembro, feriado da Proclamação da República, mais de 5 mil visitantes passaram pelo local.
Esse controle é possível graças ao trabalho da equipe técnica no Pórtico do Morro do Macaco, que, além de recepcionar os turistas, coleta informações para traçar o perfil dos visitantes. No local, os visitantes recebem orientações sobre as trilhas e dicas para aproveitar melhor o parque. A partir do pórtico, é possível acessar as trilhas do Morro do Macaco e da Tainha. O atendimento funciona diariamente, das 7h às 18h, e será estendido até as 19h a partir de dezembro.
“O Morro do Macaco é um dos pontos turísticos mais visitados em Bombinhas e proporciona uma das vistas mais espetaculares quando falamos em ecoturismo. Nossa equipe está preparada para orientar os visitantes e garantir que tenham uma experiência inesquecível ao explorar esse atrativo natural,” destaca a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marlene de Sena.
A Setur reforça que a trilha do Morro do Macaco é íngreme e exige preparo físico. Por isso, recomenda-se utilizar calçados fechados, levar garrafinha de água e evitar os horários mais quentes, entre 11h e 15h.
Por se tratar de uma unidade de conservação municipal, algumas regras são essenciais para preservar o espaço: é proibido levar animais domésticos, fazer fogueiras, acampar, utilizar caixas de som ou consumir bebidas alcoólicas. Além disso, é importante que todo lixo produzido durante a visita seja descartado nas lixeiras, que estão localizadas no pórtico.
As trilhas recebem manutenções regulares realizadas pela Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente (Famab). Essas ações buscam proporcionar não apenas a segurança dos visitantes, mas também a recuperação de áreas degradadas, reforçando o compromisso com a conservação ambiental.