ALUNOS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL PARTICIPAM DO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIA

20 de setembro é dia de incentivo à cidadania e promoção da melhoria da coletividade em Bombinhas.

Acontece neste sábado, dia 20 de setembro, o Dia Mundial de Limpeza de Praias – Bombinhas, trata-se de uma ação da Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB, que está em sua 7ª edição, e neste ano contempla várias atividades. E como cidadania começa na infância, a Secretaria de Educação além de apoiar a iniciativa, participa com os alunos da rede de ensino municipal, desde a educação infantil até a anos finais. Somados a este grande contingente, os alunos da Fundação de Cultura, também, realizam a atividade através de sua oficina de artes com 25 alunos sob a responsabilidade da professora Fernanda da Silva Lemes.

Além da Limpeza de Praia, acontecem mais duas dinâmicas: a pintura das lixeiras da praia do Centro, projeto denominado “Lixeira Legal”, das 9 ás 12 horas, e a oficina de escultura de areia, na praia de Bombas, em frente ao Restaurante Olímpio, a partir das 14 horas.

Atualmente são 131 lixeiras distribuídas na praia de Bombinhas, no bairro do centro, que receberão as cores verde e preto. As pretas serão ornamentadas pelos alunos, com a orientação das artistas plásticas Leonor Aguzzoli e Elizabeth da Silva. As verdes devem permanecer lisas para dar o entendimento de descarte de material reciclável. Participam da pintura das lixeiras os alunos das Escolas Básicas Municipais Dona Dilma Mafra, Edith Willecke, Manoel José da Silva e os pequenos do Centro de Educação Infantil Professora Débora Selma da Silva de Santana, como observadores.

Da Limpeza nas Praias participam todos os alunos da rede municipal, bem como da oficina de Escultura na Praia, que contará, ainda, com a participação dos pais e familiares dos estudantes e dos professores.

O projeto Limpeza na Praia acontece desde 2008 e segundo a coordenadora, Roseli Capudi, o objetivo da AEMB é sensibilizar crianças e jovens, através de atividades educativas, para a preservação do meio ambiente. “A proposta da pintura das lixeiras promove os talentos artísticos dos alunos, que é o nosso diferencial este ano, já que a Secretaria de Educação abraçou a causa e participa efetivamente do projeto”, destaca Roseli.

Totalizam 500 estudantes no projeto, e o Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, explica que a ação promove a educação ambiental e soma aos projetos existentes no currículo bombinense. “Nós precisamos incentivar nossos alunos na promoção da cidadania desde o início de sua vida escolar, somente modificaremos conceitos e construiremos o país dos nossos sonhos através da educação. Além disto o compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares, previsto no Plano Municipal de Educação”, enfatiza o secretário.