GESTORES E EMPRESÁRIOS BOMBINENSES REALIZAM REUNIÃO SOBRE A OBRA DA AVENIDA PRINCIPAL

Reunião para elucidar dúvidas sobre o andamento da obra da Avenida Leopoldo Zarling é realizada entre gestores municipais, empreiteiro e empresários.

No final da tarde da última quinta-feira, dia 02 de outubro, a prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, acompanhada pelo vice Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, estiveram em reunião com os empresários da Associação Empresaria de Bombinhas – Aemb, na sede da entidade, para elucidar algumas dúvidas a respeito da obra da Avenida Leopoldo Zarling, no bairro de Bombas. O convite partiu da própria instituição, que contou com a participação de empresários de todo município, em especial os que estão na avenida.

Os esclarecimentos se fizeram pertinentes devido a algumas dúvidas com relação ao cronograma e situação da obra na temporada de verão. Acompanharam os gestores o Secretário de Planejamento, Rubens Spernau, o engenheiro que fiscaliza a obra Jair do Vale, o Secretário de Turismo Luciano Marcondes, e os responsáveis pela Construtora Soberana, empresa contratada para execução da obra, Roberto Imme e o engenheiro, Jaime Rodrigues Macedo.

A prefeita afirmou que o projeto da avenida é propiciar um ambiente mais acolhedor com a urbanização, e foi um pedido da população que fosse prioridade a Avenida Leopoldo Zarling, por se tratar da via de acesso ao município. “Sabíamos que atravessaríamos uma temporada, mas estamos abertos a sugestões quanto aos desvios e sinalização”, enfatiza Paulinha.

A macrodrenagem deve ser concluída até dia 29 de outubro, e esta primeira etapa para tráfego durante a temporada de verão, deve ser entregue até o dia 29 de novembro, com o dia 10 de dezembro, a última data prevista em caso de atrasos provocados pelo mau tempo. A execução da rede coletora de esgoto será a partir de março, quando do reinício da obra, e foi apalavrado pela Casan a construção desta etapa, enquanto aguardam o licenciamento do Saneamento Básico pela Fatma.

Foi comunicado a todos, que nas ruas transversais foram retiradas as placas de proibido estacionar, caso algum cidadão tenha sido multado deve recorrer no Departamento Municipal de Trânsito – Dmutran. Houve o pedido quanto a melhoria da sinalização e será atendido. Ainda, os gestores assumiram o compromisso de toda sexta-feira, enviar um informativo com o andamento da obra, acompanhado de um pequeno croqui para a Aemb, e esta, disponibilizar aos associados. Caso haja alguma situação que necessita ser resolvida com urgência o Secretário de Turismo Luciano Marcondes está á disposição para ajudar.

Com relação a poeira, Rubens Spenau explicou que a última camada é assentada com o trânsito, a chuva e os caminhões pipas que molham para realizar este procedimento, naturalmente não eliminará o problema, mas será minimizado.

As calçadas (passeio) serão recompostas e a empresa não fará mais a retirada do pavimento restante, ainda, o acesso à avenida será liberado conforme a possibilidade de tráfego.

O Vice Prefeito e Secretário de Saúde Paulinho contou a todos sobre a dificuldades encontradas ao longo da obra, como: pavimento em uma das vias com mais de 30 anos, cabeamento de energia subterrâneo irregular, esgoto clandestino, tubulações da Casan desativadas, a maioria velhas e muitas irregulares. “Para que tenham ideia 65% dos edifícios de frente a avenida jogam o esgoto ali, inclusive autuaremos estes imóveis, todas as irregularidades encontradas acabam dificultando o cronograma da obra”, salientou Paulinho.

Também o engenheiro Jaime da Construtora Soberana assumiu para si a responsabilidade de conversar com os comerciantes da avenida para verificar se há alguma demanda a ser resolvida.

A prefeita assumiu o compromisso com a Aemb de uma nova reunião no dia 4 de novembro e finalizou o encontro afirmando que Bombinhas iniciou um processo de amadurecimento, no qual o planejamento efetivo é a tônica da gestão. “Nós temos obras estruturais que é o caso das avenidas em construção e as que estão em projetos, e obras sociais que englobam a educação e saúde. O município hoje se complementa neste planejamento, faremos todos os trabalhos, sabemos que os transtornos são inconvenientes a nossa população como um todo e nos emprenharemos ao máximo possível para minimizá-los”, enfatizou a prefeita.