“DESCOBRINDO BOMBINHAS” É UM DOS VENCEDORES DO PRÊMIO TOP TURISMO 2014

“Descobrindo Bombinhas” é um dos vencedores do prêmio Top Turismo 2014

Projeto bombinense de capacitação para os profissionais do turismo recebe premiação estadual no próximo dia 28.

Foi divulgado nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, os dez vencedores do prêmio Top Turismo 2014, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina – ADVB/SC, e o projeto da Secretaria de Turismo “Descobrindo Bombinhas”, com passeios e trilhas pela natureza exuberante da península e visita aos museus locais, é um dos ganhadores que receberá a distinção no dia 28 de outubro, no Parque Beto Carrero, em Penha. O ponto máximo desta premiação é a divulgação do Top One – case de maior nota entre os premiados, e o projeto bombinense é um dos mais fortes candidatos a recebê-lo.

A condecoração é um reconhecimento anual da entidade a lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuem para o desenvolvimento e promoção da a atividade turística em Santa Catarina.

Esta é a 7ª edição do prêmio e a primeira vez que a Prefeitura de Bombinhas participa sozinha, já houve outras participações com o Consórcio de Turismo Costa Verde & Mar, e o conjunto foi contemplado por duas ocasiões.

A prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, destaca que o prêmio valoriza o trabalho dos servidores municipais da Secretaria de Turismo que o ministram entre os meses de junho a novembro. “Nós temos várias atrações para o nosso turista, além da beleza das nossas praias de águas cristalinas. São museus, histórias, monumentos, trilhas, mirantes, oportunidades de vivências diferenciadas. Mas para que o visitante saiba de tudo isto, é preciso que a informação chegue até ele. Este processo de capacitação o nosso pessoal faz com maestria”, enfatiza Paulinha.

Além de Bombinhas, recebem o prêmio a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região, Fundação Turística de Joinville, Music Park Jurerê Internacional, Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, RICTV Record Santa Catarina, SBT Santa Catarina, Secretaria de Turismo de Florianópolis, Secretaria de Turismo de Itajaí e Villaggio Grando Boutique Winery.

Os cases foram analisados entre os dias 17 a 26 de agosto.

O PROJETO

O projeto foi concebido no ano passado pela turismóloga Keli Benvegnu, no intuito de capacitar os profissionais do trade turístico local e aproximar a comunidade, com as empresas e equipamentos turísticos e Secretaria de Turismo. O objetivo é enriquecer as informações ao visitante, principalmente oferecer passeios agradáveis e uma pitada da história local. Em síntese o programa incentiva o bem receber e presta informações de qualidade ao turista e visitante que estão na cidade.

O curso “Descobrindo Bombinhas – desenvolvendo receptivo de qualidade aos turistas e visitantes”, é ministrado em dois dias, com duração de 10 horas. ”Esse tempo não é suficiente para conhecer e vivenciar tudo o que a cidade oferece, por essa razão, são agendadas atividades extras, cujo convite se estende aos familiares e amigos dos participantes”, destaca a turismóloga Keli.

O primeiro dia de capacitação é dedicado a teoria, onde é repassado um pouco da história bombinense e técnicas de atendimento e hospitalidade. O segundo dia são realizadas as visitas aos locais, para que a pessoa conheça os pontos que indicará ao turista, estão no roteiro: Museu Aquário Marinho (visita guiada), Capela da Imaculada Conceição no alto do morro entre as praias de Bombas e Bombinhas (com direito a música de câmara), Trapiche da Prainha (onde ao lado encontra-se um sítio de oficinas líticas), Cruz de Quatro Ilhas, Galpão dos Pescadores (onde os próprios pescadores falam da puxada de embarcação, defeso e a pesca enquanto identidade cultural), Museu Comunitário Engenho do Sertão (visita guiada), Museu Casa do Homem do Mar (visita guiada), passeio de barco com a Escuna Bela Catarina, e finaliza os parceiros a casa do Turista que oferece o Overland (caminhão safári) que realiza o trabalho de traslado dos participantes.

Para participar da capacitação, que não tem custo, é preciso inscrever-se até a última segunda-feira que antecede o início do curso. No caso do mês de outubro onde o programa acontece nos dias 15 e 16 de outubro, quarta e quinta-feira das 13 as 18 horas, as inscrições vão até o dia 13. O pretendente deve dirigir-se até a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada à Avenida Leopoldo Zarling, 2072, esquina com a Rua Pardal, no bairro de Bombas. Informações pelo telefone 3393-7320 ou no e-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br.

Até o presente momento foram efetuadas sete trilhas e um passeio de barco, e concluíram a capacitação 200 pessoas. Ao final de cada etapa é aplicada uma pesquisa com os participantes, onde são avaliados os itens: aula teórica, apostila, saída técnica/tour e organização, com aproximadamente 90% de aprovação.