BALANÇO GERAL DA OPERAÇÃO LÍNGUA NEGRA DO MÊS DE JANEIRO
Prefeitura de Bombinhas divulga Relatório de Janeiro da Operação Língua Negra
A Operação Língua Negra é uma “Força Tarefa” composta por fiscais do Saneamento, Vigilância Sanitária (ambos ligados à Secretaria de Saúde), da Secretaria de Planejamento e da Famab – Fundação de Amparo ao Meio Ambiente. Iniciou no dia 03 de janeiro com o objetivo de vistoriar as redes de esgoto de prédios, condomínios, pousadas, hotéis e residências, e descobrir as contribuições de esgotos que caem na rede pluvial.
Desde o início a Operação trabalha em horários alternados, inclusive no período noturno, sem divulgação prévia para que sejam efetuados flagrantes. Utilizando como metodologia de trabalho o mesmo princípio, tanto no rigor de suas ações, quanto na lisura, para todos os imóveis independente de ser residencial ou comercial.
A Prefeitura Municipal de Bombinhas está comprometida como o Saneamento Básico como um todo e empreende todos os esforços para que os problemas de vazamento de esgoto e ligações clandestinas sejam, imediatamente, vistoriados e solucionados. E conjuntamente com as ações de fiscalização da Operação Língua Negra, trabalha para melhorar a rede de tratamento do bairro do Centro e ampliar para os demais bairros.
Desde o princípio a população colabora efetuando denúncias, a Prefeitura agradece o envolvimento da comunidade e salienta que todas serão verificadas pelos integrantes da Operação. O munícipe pode fazer a denúncia através da Ouvidoria Municipal, no telefone 156 e pelo e-mail ouvidoria@bombinhas.sc.gov.br, ou se dirigir até o saguão de entrada da Prefeitura e protocolar junto ao balcão da recepção.
A Prefeita Ana Paula da Silva fala que não haverá tréguas para as fiscalizações, que serão realizadas durante todo o ano. “A Operação tem feito um trabalho muito importante em descobrir as contribuições de esgotos clandestinos, mas também realiza um trabalho de reeducação quanto aos sistemas de fossas existentes no município”, destaca a Prefeita.
Operação Língua Negra – Relatório Oficial:
- 75 Vistorias
- 32 Lacres
- 08 Multas emitidas pela Famab
- 12 Autos de Intimação
- 24 Notificações para adequação de sistemas
- 35 Denúncias – todas averiguadas
*relatório do período entre 03 a 30 de janeiro.