DEMARCAÇÃO DAS FAZENDAS DE MARICULTURA É REGULAMENTADA

Durante o primeiro dia da Fenaostra, o Governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, fez o Lançamento da Demarcação das Fazendas de Maricultura no estado. A assinatura do convênio foi realizada durante o Seminário Técnico da Fenaostra, que está acontecendo no CentroSul, em Florianópolis até o dia 20. A parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e Ministério da Aquicultura e Pesca vai garantir R$ 3,5 milhões para demarcação dos parques marinhos do litoral catarinense, beneficiando cerca de 700 famílias de maricultores.

Com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, a assinatura do convênio entre governos estadual, federal e municipal para a demarcação contou ainda com a presença do Prefeito de Bombinhas em exercício, Paulo Henrique Dalago Müller, da Prefeita Ana Paula da Silva e do Secretário de Pesca e Aquicultura, Valdinei Vital Miguel e um grupo de maricultores bombinenses que fizeram questão de agradecer e homenagear o Governador. “Bombinhas é um grande produtor de mariscos, e a regularização de áreas de atividade beneficia os nossos produtores, trazendo maior facilidade em acessar políticas públicas e financiamentos bancários”, comentou Paulo Henrique, Prefeito em exercício.

Com a regularização da atividade, os maricultores poderão triplicar a produção através do acesso ao crédito e financiamento pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento também oferece a oportunidade aos maricultores e técnicos que atuam na área, de obter conhecimento sobre os diversos aspectos da cadeia produtiva do pescado, entre eles comercialização, legalização, sustentabilidade e sanidade dos produtos através de palestras e mesas redondas.

Em uma primeira etapa da demarcação, foram adquiridas as boias e estacas para sinalização. E agora a secretaria, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), dá inicio à instalação dos equipamentos, a ocupação de forma ordenada das áreas e orientação e capacitação dos maricultores para a prática de produção ambientalmente responsável. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, lembrou que o Governo do Estado vai subsidiar também os gastos com transferências das fazendas que precisarem alterar a área utilizada.

Bombinha produziu 1.394 toneladas de mexilhões e 11 mil dúzias de ostras em 2014. Em relação à produção estadual, somos o segundo maior produtor de mexilhões e o nono maior produtor de ostras de acordo com dados da Epagri, em 2014.

Fenaostra

A Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana – tem o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. O festival resgata a gastronomia e a cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina e tornou-se um atrativo para brasileiros e estrangeiros movimentando o setor turístico e a cada edição recebe um número maior de visitantes.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos. Dados do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap) revelam que, em 2014, o Estado comercializou 21.553,6 toneladas de mexilhões, ostras e vieiras, um aumento de 12,95% em relação a 2013.