EVENTO DA OUVIDORIA ESTIMULA EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PRESTADOS
Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, promoveu em Bombinhas, o Encontro Nacional dos Representantes da Ouvidoria, que reuniu, aproximadamente, 70 servidores das 27 Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego com a finalidade de proporcionar integração e capacitação dos colaboradores.
A Controladora Interna do município, Luisa Callegaro Cola, e a servidora da Ouvidoria, Larissa Gobatto, participaram do encontro. Durante três dias de programação, foram abordados temas como a importância das ouvidorias, Lei de Acesso à Informação, planejamento estratégico e ferramentas de atendimento ao cidadão, ações de modernização, como o Sistema de Atendimento Agendado (SAA), conciliação e mediação de conflitos no âmbito da Ouvidoria, entre outros. Segundo o Ouvidor-Geral do MTE, Edson Luis Gonçalves, o evento reforçou o desejo de ampliação e aperfeiçoamento do padrão de qualidade no atendimento ao cidadão.
Transparência – A Ouvidoria do MTE é um canal direto de comunicação com a população acessível por meio da Central de Atendimento Alô Trabalho 158 ou pelo formulário eletrônico disponível no Portal (www.mte.gov.br). Neles, o cidadão consegue fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados ao Ministério. Com a contribuição desse setor, o MTE garante a proteção do trabalhador contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou má administração do serviço público. Assim, a instituição reforça seu propósito de melhorar a gestão interna, com mais transparência e modernidade operacional.