PROGRAMA DESCOBRINDO BOMBINHAS ENCERRA TURMAS REGULARES

A última turma do ano, do projeto Descobrindo Bombinhas, aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro.  Vinte e cinco pessoas, dentre eles representantes da comunidade, servidores públicos, proprietários e funcionários de pousadas, residenciais, comércio e agências de turismo participaram da capacitação, que encerrou as turmas regulares da terceira edição do programa.

No primeiro dia, aconteceu a aula teórica no auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a participação da mestra da cultura tradicional, Salete Pinheiro, que apresentou a consertada, bebida típica que é patrimônio cultural da cidade, e o pão-por-Deus. Os participantes também tiveram a oportunidade de degustar e conhecer pratos que fazem parte da herança cultural e gastronômica, como a coruja (rosca de polvilho), o nego deitado ou bolo da folha (bolo de fubá na folha de bananeira) e a cabeça de gato, iguarias preparadas pela Sra. Sônia Regina de Melo Olímpia.

No segundo dia foi realizado o tour, a bordo do Overland Tours, caminhão da Casa do Turista adaptado para a realização de passeios turísticos. Além das visitas aos atrativos e equipamentos turísticos, como o Museu e Aquário Marinho de Bombinhas, a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, praias e Museu Comunitário Engenho do Sertão, o grupo visitou o Rancho de Pesca da Família Olímpio, onde puderam conhecer mais sobre a pesca artesanal da tainha, hábitos e costumes das famílias tradicionais bombinenses. Os participantes também tiveram um momento de confraternização, em uma parada para um café, organizado pelos próprios alunos e servido na Petiscaria e Chopperia Marolas.

Para encerrar as atividades desta edição do programa, está programado um passeio de barco, com a Escuna Bela Catarina na próxima terça-feira, dia 8. Estão convidados todos os alunos que participaram das capacitações do Descobrindo Bombinhas, mas os interessados devem confirmar a participação até segunda-feira ao meio-dia, com a equipe da Secretaria de Turismo, através do telefone (47) 3393.7320 ou e-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br.

Balanço
Em 2015 foram realizadas quatro turmas regulares, com 99 participantes ao todo. A pesquisa de avaliação apontou um índice de satisfação de mais de 95% nos quatro quesitos avaliados: aula teórica, apostila, saída técnica e organização.  Nesta edição, observou-se que a participação da comunidade aumentou: 43,43% dos alunos que concluíram a formação é formada por moradores, sendo alguns recém-chegados na cidade, aposentados, pessoas em busca de oportunidades profissionais e interessados em empreender no setor turístico. Os demais participantes foram servidores públicos, autônomos, proprietários e funcionários de hotéis, pousadas, residenciais, agências de turismo, lojas, farmácias, restaurantes, estudantes e, também, representantes de empresas de marketing, de um jornal e uma prestadora de serviço temporário de praia (locação de cadeiras).

Além das aulas regulares, fazem parte do programa, a oferta de atividades extras. Além do passeio de barco que acontece na próxima semana, também foi realizada uma sessão de cinema. Devido às condições climáticas e do alto volume de chuvas dos últimos meses, as trilhas não puderam ser realizadas. Mas, a partir do mês de março, os alunos que concluíram a capacitação serão convidados para a realização de novas atividades.

Parceiros
O Descobrindo Bombinhas é uma realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas em parceria com diversas empresas, equipamentos turísticos e pessoas da comunidade. Nesta edição, foram parceiros: a mestra da cultura tradicional Salete Pinheiro, a família Olímpio, a agência e operadora de turismo Casa do Turista (Overland Tours), a agência de turismo Laelia Purpurata, o Museu e Aquário Marinho de Bombinhas, o Museu Comunitário Engenho do Sertão, o Grupo Vila do Farol, o Restaurante Camarão, Peixe & Cia, a Petiscaria e Chopperia Marolas e a Escuna Bela Catarina.