FAMAB RECEBE EQUIPE DA UNIVALI EM PALESTRA
Nesta sexta-feira, dia 19, a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente promoveu uma manhã de capacitação para os técnicos da Fundação e da equipe do Centro de Vigilância Animal. A médica veterinária Adriane Steuernagel, ministrou uma palestra sobre as ações do Projeto de Monitoramento de Praias, dentro de uma parceria com a Univali, com a participação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.
Os técnicos presentes receberam orientações de primeiros socorros aos animais marinhos que acabam se perdendo ou parando para descansar nas praias da região, assim como os procedimentos de avaliação e tratamento, quando necessárias, ou isolamento de áreas para que os animais se reestabeleçam e voltem para o seu habitat ou que um dos especialistas do projeto chegue ao local.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida com o objetivo de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos. Para isso, será realizado o monitoramento de 2.100 km de praias entre Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A Univali é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. No total, atuam neste projeto cerca de 400 profissionais, entre biólogos, oceanógrafos, veterinários e monitores das comunidades locais. Para denúncias de animais marinhos nas praias e mais informações ligue 3393-9539.