ROTEIRO CULTURAL, UMA FORMA DIFERENCIADA DE TURISMO

Citmar apresenta alterações no Roteiro Cultural da região com palestra sobre a qualidade do turismo.

Na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, foi realizado no Ponto de Memória Museu Comunitário Engenho do Sertão um encontro com representantes do Consórcio de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar, da Amfri, gestores da cultura e turismo de Bombinhas e agentes culturais locais. A manhã começou com um café com produtos típicos e teve por objetivo apresentar o roteiro cultural da região, com as alterações feitas no segundo semestre deste ano, debater a cultura dentro do turismo e ainda, propiciou uma palestra com o tema “Qualidade no atendimento ao turista”, com Celso Orlando Pirmann, gestor de projetos do Sebrae.

Celso provocou a discussão e a reflexão sobre o trabalho unificado entre cultura e turismo, apresentou números relevantes: 56% dos turistas que procuram o estado catarinense vem a lazer e 14% a negócios. “O nosso diferencial competitivo é a nossa história, nós temos que vender a nossa história, por exemplo, ao chegar aqui neste engenho voltei a minha infância, é necessário que o turista saiba da existência do roteiro cultural”, ressalta Celso.

A assessora técnica do Citmar, Viavian Floriani, apresentou o roteiro cultural no âmbito regional, falou de sua idealização, trabalho e implementação em 2015 e ressaltou que todos anos é aberto a discussão para inserção de novos atrativos. Em seguida o diretor de cultura Luiz Antônio Patrício e a turismóloga Kelli Benvegnu, apresentaram o roteiro cultural bombinense. Ambos salientaram que os visitantes que procuram Bombinhas são pessoas diferentes, com interesses diferentes e que também estão abertos a novas possibilidades. “Temos que nos sentir privilegiados por esta manhã, somos 12 regiões no estado, mas é impressionante o trabalho da Costa Verde & Mar no desenvolvimento da nossa região: roteirização, criação, divulgação nas 10 cidades da associação. E nós devemos ser agentes não apenas local, mas regional”, ressalta Nívea Maria da Silva Bücker, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

A manhã enriquecedora, cheia de conhecimentos e debates finalizou com a entrega do material do roteiro cultural a cada atrativo presente.”É muito importante a cultura para o turismo, porque quando viajamos queremos conhecer e vivenciar a cultura daquele local que visitamos e o papel da secretaria de Turismo é ajudar nessa divulgação”, acentua Sabrina Erinete de Souza, secretária de Turismo.