SECRETARIA DE SAÚDE CONVOCA MENINOS PARA IMUNIZAÇÃO

Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS nas Unidades de Saúde do município. A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a imunização estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de seis meses entre a 1ª e a 2ª dose.

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Quanto aos meninos, a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. A partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos e que ainda não receberam a primeira ou segunda dose também pode ser vacinadas nas Unidades de Saúde.

Doença

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos, sendo que cerca de 40 podem infectar o trato ano-genital. A infecção é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer.