PROFESSORES DE BOMBINHAS NO LANÇAMENTO DE LIVROS DO PNAIC

Encerrando as atividades de 2016, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC reuniu os profissionais de educação para o lançamento das publicações de livros feita pela Universidade Federal de Santa Catarina, com autoria de professores de todo o país, incluindo professoras de Bombinhas que colaboraram com suas experiências no dia a dia com os alunos.

Já muito aguardados, os cinco livros, têm nos volume II, IV e V, os relatos de professoras alfabetizadoras de Bombinhas, Maria Helena Vieira, Tania Regina Pittarello e Elisabete Silva Mafra selecionados e publicados enfatizando a relevância da formação continuada no processo de aprendizagem dos alunos, que serão aplicados pelo país afora no PNAIC.

Esses relatos apresentam trabalhos realizados durante as formações de 2014 com foco em Matemática e 2015 com foco na alfabetização em um trabalho interdisciplinar na perspectiva do letramento. As professoras alfabetizadoras de Bombinhas realizaram seu trabalho pedagógico, apresentando possibilidades de articulação entre teoria e prática no planejamento das ações didático-pedagógicas na sala de aula.

O Pacto Nacional apoia todos os professores atuantes no Ciclo de Alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC às redes de ensino que aderiram ao Pacto.

Bombinhas desde 2012 desenvolve as ações propostas estimulando os professores, a partir de diferentes estratégias formativas, a pensar novas possibilidades de trabalho para incrementar e melhorar seu fazer pedagógico no dia a dia na escola e na prática da alfabetização. A responsabilidade dos trabalhos realizados em Bombinhas contou com a participação da Coordenadora local professora Mari Simas Veit e com a Orientadora de Estudos professora Sarita de Sant´Anna Leandro.

Em 2016 a formação deu continuidade à interdisciplinaridade, o ensino e a aprendizagem da alfabetização matemática e dos demais componentes curriculares (arte, história, geografia e ciências). No início da formação as escolas receberam um acervo literário com 75 livros para cada turma de 1º, 2° e 3° anos, formando assim o Cantinho da Leitura em sala de aula favorecendo o incentivo a leitura, e o desenvolvimento de outras atividades de sala, já que algumas obras do acervo abrangem temas que contemplam conteúdos do planejamento.

Durante a formação PNAIC foram proporcionados momentos de estudos de textos, elaboração de projetos, sequências didáticas, saída a campo, planejamentos, seminários e diversas metodologias que nortearam o trabalho do professor alfabetizador dentro do ciclo de alfabetização. Também possibilitou o conhecimento dos direitos de aprendizagem das crianças e o processo avaliativo do ciclo de alfabetização.