VOLUNTÁRIOS ORIENTAM VISITANTES NO MORRO DO MACACO

Cerca de 10 pessoas atuam na orientação de visitante no Parque Natural Municipal Morro do Macaco. Os voluntários prestam informações sobre a região de Bombinhas, o Parque e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (ReBio). Além disso, realizam uma trilha guiada, o monitoramento das embarcações e registram o perfil dos visitantes. As atividades são realizadas à sextas-feiras e aos sábados nos períodos matutino e vespertino.

Os voluntários fazem parte de um programa realizado pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da ReBio Marinha do Arvoredo, e com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. A ação está programada para terminar no último final de semana de Abril.

A intenção é que o visitante tenha uma experiência mais qualificada na trilha. Os voluntários receberam uma capacitação antes de iniciarem os trabalhos. As representantes do ICMBio explanaram sobre as unidades de conservação ambiental e sobre a ReBio Marinha do Arvoredo. A Famab falou dos aspectos ecológicos, das principais paisagens da cidade e das unidades de conservação municipais, em especial do Morro do Macaco. Já a Setur repassou informações pertinentes aos aspectos turísticos, atendimento ao turista e os atrativos da cidade. O Corpo de Bombeiros também participou dando orientações de primeiros socorros. Os voluntários estão uniformizados e à disposição para orientações de turistas, moradores e visitantes.