SEMEANDO NAS ESCOLAS OS BONS HÁBITOS EM SAÚDE BUCAL
Nos meses de março e abril a Equipe de Saúde Bucal do José Amândio e as Agentes Comunitárias de Saúde desenvolveram uma ação educativa para todas as turmas do matutino e vespertino no EBM Pequeno Príncipe e uma capacitação com os professores do CEI Tempo Feliz, beneficiando cerca de 520 pessoas, entre alunos, professores e monitores.
As atividades educativas consistem em “semear” nas crianças os ótimos hábitos em saúde bucal, ou seja, explicar para cada um, numa linguagem pertinente à sua idade, sobre como a cárie e a gengivite aparecem em nossas bocas, quais as consequências da evolução dessas doenças e, sobretudo, como devemos prevenir para que não se desenvolvam. E, se já estão instaladas, como deveremos tratá-las. O objetivo é dar orientações que se transformem em conhecimento, para que as crianças repassem os saudáveis hábitos para todos os entes familiares, melhorando, assim, os sorrisos de toda a comunidade.
O Teatro de Fantoches do Zé com a nova peça “Bullying Não!!! Sorriso Saudável Sim!!! Tem o objetivo principal de passar as orientações de prevenção em saúde bucal, de uma maneira divertida e saudável. Os alunos brincam e, ao mesmo tempo, absorvem o conhecimento, melhorando a condição de sua saúde bucal. “É de uma importância essencial para a vida da criança que os ótimos hábitos de higiene bucal sejam semeados de uma forma frequente respeitando as individualidades. A fim de que as nossas orientações sejam absorvidas e a colheita de sorrisos saudáveis seja plena durante e após o seu desenvolvimento”, declara o Dentista Carlos T. Yamanaka.
A ação tem a parceria fundamental da Secretaria de Educação, através do transporte e do apoio de gestores, professores e monitores da rede de ensino.