CIDADÃOZINHOS BOMBINENSES RECEBEM BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS EM SUAS ESCOLAS

Secretaria de Educação de Bombinhas promove o aprendizado, valorizando o lúdico nos Centros de Educação Infantil.

O município de Bombinhas nesse ano de 2014 estabeleceu metas quanto a educação, comprometido com a qualidade e formação integral das crianças, com o intuito de propiciar interação social e um ensino de competências e qualidades. Para alcançar as metas, adquiriu materiais didáticos de acordo com os âmbitos de aprendizagem para as crianças de 2 a 5 anos. Os novos brinquedos pedagógicos compreendem jogos de alfabeto, alinhavo, bingo de letras, bonecos e carrinhos geométricos, dominós, encaixes e jogos de memória dos mais diversos. O custo total foi de 79 mil reais com recursos do próprio município. Os 10 Centros de Educação Infantil e a Sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, receberam o novo material, distribuídos de acordo com o número de alunos.

Essas novas ferramentas, adquirem importância significativa na aprendizagem, pois promovem descobertas, estimulam a curiosidade e alavancam questionamentos. A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. Segundo a professora Regina Shudo, autora do material didático “Brincar e Pensar”, utilizado no ensino infantil de Bombinhas, a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócio-emocionais, a criança terá uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas.

Durante o brincar o cérebro e o corpo da criança ficam estimulados e ativos, motivando-os a dominar o que já é familiar, quanto conhecer situações novas. O Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, explica que o brincar envolve o prazer e a diversão, e possibilita uma visão positiva com relação ao mundo e a aprendizagem. “Tanto o brincar livre, como o brincar dirigido, têm valores de destaque para as aprendizagens. Livremente, de forma exploratória, as crianças aprendem sobre situações, pessoas, materiais, texturas, estruturas, característica diversas, atitudes, respostas e lugares. Com direcionamento, têm dimensões variadas, estendendo-se ou não para alguma área específica”, destacou Alexandre.

A Prefeita Ana Paula da Silva, Paulinha em conjunto com o Vice e Secretário de Saúde Paulo Henrique Dalago Müller, Paulinho, destaca que quando este brincar é num ambiente apropriado, com brinquedos adequados à faixa etária torna-se uma atividade lúdica e educativa e ao mesmo tempo proporciona às crianças interação. Além de desenvolver regras de convivência, também trabalha a parte afetiva e emocional, permite a socialização, o exercício físico e o aperfeiçoamento da coordenação motora. “Ver a alegria nos rostinhos das nossas crianças com a chegada dos novos brinquedos e uniformes é a nossa maior satisfação”, salienta a prefeita.

Conjuntamente com os brinquedos, também foram entregues o uniforme escolar de inverno para toda a Rede de Ensino Municipal, haja vista, que os ventos mais fortes começam a soprar na região. O custo da aquisição dos novos uniformes de ambas as coleções verão e inverno, adquiridos com recursos próprios, perfizeram o montante de 315 mil reais.

O Secretário de Saúde Paulinho falou que todo investimento feito em educação significa preventivismo, pois culmina na utilização do atendimento de saúde como exames e consultas de forma rotineiros, além de propiciar economia na utilização dos recursos. “Todo e qualquer dinheiro aplicado para possibilitar um ambiente saudável, com alimentação adequada e materiais propícios para o desenvolvimento da criança, significa investimento em Saúde Pública”, explica Paulinho.