SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JANEIRO, É O DIA “D” DA CARTEIRINHA DO ARTESÃO NA REGIÃO DA AMFRI

Acontece segunda-feira, 28 de janeiro, na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri, situada a rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, Bairro São Vicente em Itajaí, das 9 às 11h30, e das 14 às 16h30, o Dia “D” de emissão da Carteira Nacional do Artesão. A ação é encabeçada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato – DITER, que realiza o cadastro de artesãos, com produção inspirada nos elementos da cultura catarinense, no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab, e a emissão da Carteira Nacional do Artesão. Objetivo é garantir o direito dos artesãos e trabalhadores manuais catarinenses a terem a sua identificação funcional, que é gratuita, tem validade de quatro anos e é reconhecida em todo o território nacional.

Os interessados devem ter 16 anos ou mais, levar uma foto 3×4 recente, cópia do RG e CPF e comprovante de residência com CEP atualizado. Também precisa ter em mãos três peças de sua autoria, e executar no local a técnica a ser cadastrada, ou até mesmo, apresentar vídeo se o fizer necessário. A inscrição deverá ser realizada pelo site da associação (www.amfri.org.br).

A ação acontece em várias cidades catarinenses em parceria com as associações de municípios, que em Itajaí conta com o apoio da Amfri, através do Colegiado de Cultura e Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Diretor Administrativo Vanderlei Lazzarotti, Avaliador de Artesanato Credenciado pelo Estado.

Além da emissão da Carteira Nacional de Artesão o Sicab oferece benefícios como a possibilidade de concorrer a editais para participar de feiras de artesanato regionais, nacionais e internacionais, e, em alguns estados, o acesso a incentivos fiscais. Ainda, em algumas instituições financeiras pode ser utilizada como comprovante de emprego e renda.

Informações na sede da Fundação Municipal de Cultura, rua Parati, 319, Centro, ou pelo telefone (47) 3264-7478.