SEMANA DE TURISMO DISCUTE FORTALECIMENTO DO DESTINO
Durante os dias 23 a 26 de abril Bombinhas se concentrou em buscar soluções para fortalecer o turismo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, e em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – Comtur e o Sebrae/SC realizaram a Semana Municipal de Turismo. O objetivo foi reunir membros da comunidade, sociedade civil organizada, trade e poder público para propor ações conjuntas que possam melhorar a infraestrutura da cidade e as ações voltadas ao turismo. Mais de 100 pessoas participaram dos debates.
A Semana começou com a apresentação do balanço da temporada 2018-2019. Participaram Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Celesc, Águas de Bombinhas, e as concessionários responsáveis pela limpeza urbana e coleta de lixo, Say Muller e Engemar. Foram apresentados os dados referentes aos serviços prestados pela Prefeitura nas áreas de saneamento, Taxa de Preservação Ambiental – TPA, meio ambiente, saúde, ouvidoria, fiscalização, eventos e turismo. A Setur apresentou alguns dos dados da Pesquisa de Demanda Turística.
Na quarta e quinta-feira aconteceram os seminários. Divididos por temas, TPA, saneamento, mobilidade e infraestrutura urbana, desenvolvimento e cenário econômico e marketing de destino e comunicação. Nesta etapa, com a moderação de um consultor do Sebrae, houve a contextualização das temáticas, o levantamento das problemáticas, debate e proposição de soluções. Após as discussões em grupos, as propostas foram apresentadas para todos os participantes. O seminário de cenário econômico contou com a participação de Laís Grecco, gerente do Sicredi e especialista em economia. Já o debate sobre comunicação teve a contribuição da coordenadora de marketing do Fazzenda Park Hotel, de Gaspar, Mayara Testoni e da consultoria em turismo do Sebrae, Luciana Thomé.
No último dia, sexta-feira, cinco casos de sucesso, com experiências inspiradoras de empresários e outros destinos turísticos foram apresentadas. A cidade de Bonito, em Mato Grosso, foi exemplo de integração do trabalho do poder público e privado na gestão turística através da participação do empresário Claytin Castilho, presidente do Fórum de Turismo de Bonito Serra da Bodoquena. O associativismo responsável pela maior festa de Páscoa do Brasil, a Osterfest de Pomerode, foi apresentado pelo presidente da Associação Visite Pomerode – AVIP, Ivan Blumenschein. Exemplos de destinos como Gramado, Tiradentes e Pomerode foram apresentados pela consultora de turismo, Luciana Thomé. Dois cases locais também estiveram na programação: o primeiro restaurante lixo zero da Costa Esmeralda, O Alquimista Burger com o sócio Diego Eldo dos Santos; e a Pousada dos Ingleses, que minimizou a crise com a melhoria contínua do empreendimento, apontada pelo sócio David Swan.
Para finalizar, foram apresentadas todas as propostas levantadas durante todo o evento e discutido o que a iniciativa privada pode fazer para auxiliar nos quesitos marketing de destino e desenvolvimento econômico. Todas as sugestões e propostas devem compor um termo de compromisso, um pacto para o turismo de Bombinhas. A compilação das mesmas será feita pelo Sebrae e pela Secretaria de Turismo e disponibilizada para toda a comunidade. Uma das primeiras ações conjuntas definidas durante a semana é a criação de grupo de empresários dispostos a contratar profissionais capacitadas para elaborar um Plano de Marketing de Destino e uma marca turística para Bombinhas.