PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA APRESENTA NÚMEROS

Durante a Semana de Turismo em Bombinhas, de 23 a 26 de abril, foram apresentados os números da Temporada 2018/2019, apontados pela Pesquisa de Demanda Turística. Entre os principais, destacou-se a diminuição de 20% no fluxo de turistas com relação à temporada anterior, bem como no tempo de permanência/estadia, que era de 11 dias e passou para 9.  A pesquisa também apontou um aumento na hospedagem em pousadas e redução de estadia em casa de amigos e parentes, além do grande volume de aluguéis de verão (54,79%). O gasto médio por grupo também diminui em cerca de R$ 228 da temporada anterior para esta. A Pesquisa de Demanda Turística foi aplicada de 23 de Dezembro de 2018 a 20 de Março de 2019 com 459 entrevistados. Os resultados completos estão à disposição para download no link https://drive.google.com/open?id=1ZvzujBrI-skvKR39URM3Q0F205UQBFX6.

A pesquisa mostra que mais de 72% dos turistas aprovam a cobrança da TPA. Sobre a Taxa, o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller apresentou os números e as informações detalhadas sobre os investimentos. Foi apontada que mais da metade das tarifas geradas ainda não foram pagas. Além de apresentar os números de aplicação dos recursos, como limpeza de praias, manutenção de trilhas, entre outros, também foi informado a diminuição de 22% no repasse à concessionária TD e a estrutura administrativa e de sistema.

A Celesc também apresentou os dados informando que a maior parte dos casos de falta de energia durante a temporada foi ocasionada por sobrecarga no sistema. Houve um aumento de 26% no consumo de energia. A Águas de Bombinhas também apresentou os dados e segundo a empresa, foi registrada uma redução de 80% nas ocorrências de falta de água com relação ao ano anterior.

Corpo de Bombeiros mostrou dados sobre orientações, arrastamentos, óbitos e outras ações da corporação, entre elas o Projeto Golfinho, que formou 90 crianças na cidade e os 30 atendimentos com a cadeira anfíbia, adquirida pela Setur e, por meio de parceria, operada pelos Guarda Vidas. A Polícia Civil apontou que furtos a residências ainda representam o maior número de ocorrências, porém houve diminuição em casos de roubo.

A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB apresentou a parceria com o Instituto Anjos do Mar, através de convênio com recursos da TPA, para realizar a fiscalização e monitoramento de áreas marinhas e promover a preservação da vida de animais como tartarugas, além de capacitações e projeto de educação ambiental. Também apresentou que foram atendidas 72 denúncias e promovidos 18 resgates de animais. A FAMAB ainda apontou as ações de educação ambiental, do Bandeira Azul, do Programa de Voluntariado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, entre outros.

A Operação Língua Negra lacrou mais de 80 saídas de esgoto clandestinas e irregulares, além de intimar, notificar, multar e interditar infratores. A Saúde promoveu mais de 18 mil atendimentos de urgência e emergência. Já a fiscalização de praia efetuou mais de 290 termos de apreensão, 63 intimações e 12 termos circunstanciados. Todas as apresentações estão à disposição para download no linkhttps://drive.google.com/open?id=10cJfu1otxqiGjjOD_51JU4Ew6nSvcPOp.