AMFRI PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE PDDE

O Colegiado de Secretários Municipais de Educação (CSME) e o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (COGEMFRI), realizaram no último dia 24 de Maio, em Itapema, o “Workshop sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)” com a participação os gestores, técnicos das Secretarias de Educação e contadores municipais de Bombinhas. O objetivo é capacitar sobre a gestão e execução do Programa e promover a interação entre os municípios da AMFRI. Ao todo, serão três polos e cinco datas para atender os gestores das escolas municipais dos 11 municípios da região.

Pela manhã os participantes receberam orientações por meio de palestras e à tarde por meio de oficinas práticas. A consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, ressalta o intuito e importância do Workshop. “Os encontros oportunizarão momentos de troca de conhecimentos, esclarecimentos de dúvidas, bem como informações legais e técnicas sobre o fluxo dos recursos financeiros que as Associações de Pais e Professores (APP’s) administram”, explica.

PDDE

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. O programa engloba várias ações e objetiva a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.