PROJETO FAZENDO E ACONTECENDO ENCERRA COM HOMENAGEM

A terceira edição do Projeto Fazendo e Acontecendo: Pesca Artesanal da Tainha encerrou com um evento especial no dia 28 de Junho, no Auditório Alair Maria Stapait, na EEB Maria Rita Flor. A noite foi marcada por uma homenagem dos alunos aos pescadores, como forma de reconhecimento pelo vasto conhecimento e manutenção da tradição.

A programação contou com a réplica de um rancho de pesca artesanal de tainha, teatro em homenagem à história do homem e o mar, poesias de Luciano Teixeira, membro da Academia Bombinense de Letras, além do cerco do conhecimento, em que os alunos agradeceram a oportunidade de aprender com os pescadores. Ao final, foram entregues troféus confeccionados pelos próprios alunos.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur é parceira do projeto, que conta com a coordenação da professora mestre em Turismo e Hotelaria Josiane Mendes Bezerra, da EEB Maria Rita Flor. A iniciativa integra o calendário anual da escola, e contou nesta edição, com mais de 250 alunos das redes estadual e municipal. Este ano, participaram também do projeto os Centros de Educação Infantil Peter Pan e Débora Selma da Silva de Santana e as Escolas Básicas Municipais Dona Dilma Mafra e Manoel José da Silva. As crianças aprenderam de forma lúdica, sobre a pesca artesanal da tainha com o personagem Tanhota.

O projeto

O projeto busca proporcionar aos alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante – Curso Técnico em Hospedagem a vivência da cultura tradicional através dos “saberes e fazeres” de Bombinhas. O objetivo é qualificar a pesca artesanal da tainha como um atrativo turístico cultural na cidade. O projeto envolve diversas disciplinas e é dividido em etapas. A primeira consiste na visitação de ranchos de pesca para ter contato com os pescadores. Após, acontecem aulas teóricas em sala de aula, para que ao final, os alunos possam praticar o conhecimento durante os meses da pesca, no rancho do Seu Vavá, em frente à Setur. Ali recepcionam alunos, turistas e visitantes e os acompanham até a praia, para visitar os ranchos e portos de pesca.

A iniciativa foi contemplada com o prêmio Professores do Brasil, em 2017, estando entre as cinco melhores práticas do Ensino Médio. Em 2018, o projeto foi divulgado na Irlanda, na Mary Immaculate College, principal faculdade de Educação e Artes Liberais a nível universitário da Irlanda.